O Presidente do Governo dos Açores nomeou Maria Helena Ormonde para o cargo de directora do Museu de Angra do Heroísmo, em substituição de Jorge Augusto Paulus Bruno que, desde o passado dia 26 de Outubro, assumiu as funções de Director Regional da Cultura.
Maria Helena de Meneses Ormonde é natural da ilha Terceira: Licenciada em Antropologia Cultural e Mestre em Museologia e Património pela Universidade Nova de Lisboa.
Exerce funções de técnica superior no Museu de Angra do Heroísmo, desde 1989.
Em 1996, apresentou a sua dissertação de mestrado sobre o mesmo Museu, abordando as suas colecções enquanto objectos e representações da memória e da identidade regional, sob o título “Entre localismo e cosmopolitismo: o Museu de Angra do Heroísmo de 1949 a 1979”. A mesma foi, em parte, tratada museograficamente pela exposição “Sob o Signo da Etnografia: as origens de um museu regional” e editada através do respectivo catálogo.
Para além da prática museológica, desenvolveu trabalho de investigação nos campos da Etnografia Açoriana e da Antropologia, nomeadamente no âmbito do projecto da Enciclopédia Açoriana e do projecto de certificação do bordado de Castelo Branco.
GaCS/SF
Sem comentários:
Enviar um comentário