A Secretária Regional da Educação e Formação assina em Fevereiro, na ilha Terceira, um protocolo com a Comissão do Plano Nacional de Leitura, pondo em marcha um projecto que pretende melhorar os níveis de literacia.
Lina Mendes, que reuniu hoje com o Comissário do Plano Nacional de Leitura, adiantou que a cerimónia vai decorrer a 05 de Fevereiro, na biblioteca de uma escola da Terceira, ainda por definir.
O Plano Regional da Leitura, à semelhança do projecto nacional, tem como objectivo central elevar os níveis de literacia nas ilhas, criando um ambiente social favorável ao desenvolvimento de competências no domínio da leitura e da escrita. Pretende-se, ainda, alargar os hábitos de leitura, designadamente entre a população em idade escolar.
Por ser entendido como um factor de desenvolvimento individual e progresso regional, Lina Mendes considerou o Plano Regional de Leitura um “projecto de grande importância para os Açores”, já que irá envolver crianças, jovens e adultos.
“A reunião com o Comissário Fernando Pinto do Amaral foi muito esclarecedora ao nível das dinâmicas de trabalho implementadas no Continente e que agora queremos transpor também para os Açores”, afirmou a governante à saída do encontro, que decorreu na capital portuguesa.
Uma equipa da Secretaria Regional da Educação e Formação tem vindo a trabalhar para adaptar ao contexto açoriano algumas questões do Plano Nacional de Leitura, nomeadamente os livros e autores açorianos a incluir no projecto regional, bem como a imagem gráfica do mesmo.
Após a assinatura do protocolo, a SREF terá 60 dias úteis para apresentar um plano de desenvolvimento, com a calendarização de todas as actividades a realizar nas ilhas.
GaCS/RM
Sem comentários:
Enviar um comentário