A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos vai apoiar a Empresa de Viação Terceirense, Lda na introdução de sistemas de geolocalização em multi-plataforma, os quais irão fornecer aos utentes informações diversas sobre os sistemas de transportes públicos, no âmbito do SIRIART (Sistema de Incentivos à Redução do Impacto Ambiental e Renovação das Frotas no Transporte Colectivo Regular de Passageiros).
Assim, no último trimestre deste ano, o sistema de transportes colectivos da ilha Terceira passará a disponibilizar importantes sistemas de informação ao público, nomeadamente a introdução, nos centros urbanos, de paragens inteligentes que informam o utente sobre a chegada e partida de autocarros e previsão dos tempos de espera. Além disso, os utentes poderão contar com quiosques informativos com possibilidade de consulta de horários, itinerários e tarifários.
O pacote de inovações inclui ainda um inédito serviço SMS que disponibiliza informação, em tempo real, dos horários de chegada e partida dos autocarros em qualquer zona do circuito e uma plataforma Web com geolocalização do veículo em tempo real.
Encontra-se ainda prevista a implementação de uma experiência piloto de videovigilância em veículos.
Para introdução do sistema de geolocalização, a empresa, através dos incentivos do SIRIATR, irá criar uma plataforma informática e de comunicações que ligará os serviços centrais, os autocarros (GPS), as paragens e quiosques multimédia. Tal plataforma funcionará ainda como um importante instrumento de gestão da frota e respectiva racionalização de custos e eficiência energética.
À semelhança da iniciativa do departamento governamental em S. Miguel, a Empresa de Viação Terceirense, Lda disponibiliza, através do site http://www.evt.pt/ informações sobre os horários, itinerários e tarifários, visando a melhoria do serviço prestado e informação ao público.
Assim a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, em parceria com a empresa concessionária, dá um importante passo na promoção da melhoria gradual do sistema de informação ao utilizador, dando cumprimento à Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores n.º 17/2009/A, no sentido da modernização tecnológica e informação sobre o sistema de transportes colectivos de passageiros.
O investimento total na primeira fase do projecto a concretizar em 2010 ronda os 183 mil euros.
Recorde-se que no inicio do ano passado o Governo dos Açores atribuiu a seis empresas da Região incentivos financeiros, no montante de 1,8 milhões de euros, destinados a comparticipar a aquisição de 17 autocarros para o transporte regular de passageiros nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Pico e Graciosa.
A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos prevê, para este ano, a aquisição de dois autocarros eléctricos os quais serão afectos aos sistemas de transportes da Ilha Terceira, no âmbito do projecto HIBRIMAC.
GaCS/VS
Sem comentários:
Enviar um comentário