Inaugurou-se ontem, dia 30 de Novembro, a exposição da segunda edição do Azores Combo Art Camp, que estará aberta ao público de 1 a 9 de Dezembro, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.
Esta iniciativa é promovida pelo Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, do Centro Regional de Apoio ao Artesanato e da Direcção Regional das Comunidades, em parceria com a MaLA Cooperativa Cultural.
À margem da abertura a exposição, o Director Regional da Juventude teve a oportunidade de enaltecer e valorizar o trabalho desenvolvido pela jovem equipa da MaLA que “demonstraram, uma vez mais, que os jovens açorianos são capazes de organizar e liderar iniciativas com real impacto na sociedade açoriana, para além de projectarem o nome dos Açores além fronteiras.
No seguimento da apresentação dos trabalhos, produzidos durante o Art Camp, ficou também patente o potencial da fusão entre as técnicas do design de equipamentos e arquitectura. Deste modo, Bruno Pacheco desafiou a MaLA Cooperativa Cultural a liderarem o processo de exteriorização dos produtos desenvolvidos pelos jovens criadores açorianos.
Nesta edição do Azores Combo foram recebidos 85 projectos de locais tão distantes como Singapura, Filipinas, Irão, Somália, Egipto, Moçambique, Estados Unidos da América, Brasil, Iémen, Bósnia Herzegovina, Polónia, entre outros.
“Precisamos, em conjunto e de forma constante, procurar gerar novas oportunidades para os jovens que optam por viver nos Açores. A confluência de energias por parte das entidades públicas com as entidades privadas será, seguramente, dos caminhos mais eficazes a percorrer para atingir esse objectivo”, afirmou o Director Regional da Juventude.
Os trabalhos expostos são de Vicent Matamoros, Escultor, de Espanha, de Sara Côk, Arquitecta Paisagista, da Eslovénia, de Carina Gomes, Designer, de Portugal, de Inês Osório, Escultora, também de Portugal, de Maria Piccinini, Designer, de Itália, de Patrícia Aguiar, designer Industrial, de Portugal, de Skripka Victorovich, Estudante de Design de Equipamento, da Ucrânia, de Paul Wiersbinski, da Alemanha, e de Carlos Faria e Irene Mendoza, ambos Arquitectos, do Luxemburgo e de Espanha.
Nos primeiros dias do Azores Combo Art Camp, os jovens visitaram museus, oficinas de artistas e artesãos locais, para que fosse possível a contextualização da cultura açoriana e da ilha de São Miguel nos projectos desenvolvidos até 29 de Novembro.
Em 2011, será editado um catálogo e um vídeo sobre a residência artística.
GaCS/DRJ
Sem comentários:
Enviar um comentário