quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Açores participam no projecto europeu de sustentabilidade energética


O arquipélago dos Açores é um dos parceiros do projecto europeu de sustentabilidade energética ISLE-PACT, que pretende envolver as ilhas europeias na produção de energia de origem limpa e no seu uso mais eficiente.

Esta iniciativa da União Europeia, que possui um orçamento superior a 3,7 milhões de euros, pretende ser um contributo para que sejam atingidas as metas de combate às alterações climáticas que prevêem a redução das emissões de CO2 e a melhoria da eficiência energética em 20 por cento até 2020.

A protecção dos ecossistemas insulares e o aumento da sua independência ao nível do abastecimento de energia e de água são outros objectivos deste projecto, que também pretende promover o desenvolvimento económico local.

O ISLE-PACT conta com a participação de 12 regiões insulares, estando Portugal representado pelos Açores e pela Madeira.

Os restantes parceiros são as Ilhas Ocidentais (Escócia), Gotland (Suécia), Canárias e Baleares (Espanha), Aegean e Creta (Grécia), Sassari (Itália), Malta, Chipre e Samso (Dinamarca).

Os projectos que os Açores vão apresentar à União Europeia no quadro do ISLE-PACT são os que integram o Green Island, uma iniciativa pioneira lançada pelo governo regional na área das energias renováveis.

Com o Green Island, o executivo açoriano pretende alcançar, em 10 anos, um objectivo de 75 por cento de produção de energia eléctrica limpa no arquipélago.



Fonte: DN

Sem comentários: