segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Frederico Morais e Francisca Pereira dos Santos vencem nos Açores


Os júniores Frederico Morais, de 17 anos, e Francisca Pereira dos Santos, de 20, venceram as suas respectivas categorias no O’Neill Ribeira Grande Pro presented by Nissan, a terceira etapa do Campeonato Nacional de Surf Open e quarta etapa do Feminino, que terminou ontem na Praia do Monte Verde, Ribeira Grande, ilha de S. Miguel.

O maior destaque vai claramente para Frederico Morais, que não só venceu pela primeira vez uma etapa do Campeonato Nacional Open, como fê-lo em grande estilo, com algumas das melhores notas e pontuações totais de todo o evento, derrotando atletas bem mais cotados pelo caminho.

Nos quartos-de-final, que tiveram início logo pelas 8h15m locais, “Kikas” começou por eliminar ninguém menos que João Guedes, o líder do ranking até então. Embora lesionado, Guedes avançou até à fase das baterias homem-a-homem, terminando num honroso 5º lugar, ex-aequo com Edgar Nozes, David Raimundo e João Antunes.

Já nas meias-finais, Frederico bateu o campeão desta etapa em 08, Eduardo Fernandes, com a melhor nota da prova, 9,33 pontos em 10 possíveis. Eduardo, que vinha a fazer uma boa prestação até ali, viu-se “apanhado” numa zona de corrente forte durante bastante tempo da bateria e acabou por não conseguir melhor que o terceiro lugar este ano, a par de Nuno Telmo.

No heat final, Frederico Morais voltou a fazer magia nas boas direitas que quebravam no pico principal da prova, selando o resultado da bateria logo nas suas duas primeiras ondas, um 9 e um 8,83, para alcançar a maior pontuação da prova (17,83 pontos em 20 possíveis) e conquistar a primeira vitória da sua carreira no Nacional Open.

Na prova feminina, Francisca Pereira dos Santos venceu a sua segunda etapa consecutiva, subindo à quarta posição do ranking nacional feminino, que continua fortemente liderado por Joana Rocha, segunda classificada na prova açoriana.

Numa final bastante equilibrada, Francisca destacou-se graças a uma onda na casa dos 6 pontos, deixando Joana a menos de um ponto, na segunda posição, além das júniores ericeirenses, Carina Duarte (campeã nacional em título) e Ana Sarmento, respectivamente no terceiro e quarto lugar. Maria Abecassis e Mariana Leite foram as quintas classificadas ex-aequo, perdendo ambas mais cedo, nas meias-finais.



Fonte: SURF Sapo

Sem comentários: