segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Arcano Místico em exposição a partir de hoje


O Museu Casa do Arcano vai ser inaugurado esta segunda-feira na Ribeira Grande, na costa norte de S. Miguel, tendo como principal atracção o conjunto escultórico religioso que foi classificado como Tesouro Regional dos Açores.


O Arcano Místico é um móvel de grande valor cultura, artístico e histórico, construído em meados do século XIX, com cerca de dois metros de altura, que traduz um relato bíblico.


O conjunto está organizado em três divisões verticais, possuindo nove dezenas de grupos de pequenas figuras, a representar cenograficamente as passagens mais importantes do Antigo e do Novo Testamento.


As figuras, moldadas numa massa de farinha de arroz e trigo, goma-arábica, gelatina animal e vidro moído, têm dimensões entre um e vinte centímetros.


O novo museu, uma iniciativa da Câmara da Ribeira Grande, está instalado na casa onde viveu a Madre Margarida do Apocalipse, autora do Arcano Místico. O edifício sofreu obras de reabilitação orçadas em mais de 450 mil euros.


A casa dispõe de um auditório com 40 lugares, uma sala para exposições temporárias e uma oficina onde os visitantes podem reproduzir em barro ou plasticina as peças que constituem este tesouro regional.


Na sala principal, no primeiro andar, está exposto o Arcano Místico, transferido do Coro Alto da Igreja Matriz depois de concluído um meticuloso trabalho de recuperação realizado por uma equipa de conservadores da ilha Terceira.


A denominada «Sala do Arcano» está equipada com um sistema de climatização que regula a humidade e a temperatura. No primeiro andar do edifício, existem ainda duas salas para exposição de material ligado à vida e obra de Madre Margarida do Apocalipse.



Fonte: Diário Digital

Sem comentários: