terça-feira, 29 de setembro de 2009

Plano para promover Açores arranca em Outubro


A promoção turística dos Açores em mercados emergentes é um dos objectivo de um plano de acção para o período de Inverno, que arranca em Outubro, anunciou o secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro. “Fruto de um trabalho conjunto entre todos os agentes do sector foi possível delinear um plano de acção para a época de Inverno, que se iniciará já em Outubro”, afirmou Vasco Cordeiro, no discurso que proferiu na na abertura do seminário ‘Preparar o Futuro’, que decorre em Ponta Delgada, organizado pela Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Vasco Cordeiro adiantou que uma das “novidades” deste plano é a entrada da transportadora aérea açoriana SATA no mercado escandinavo, passando a voar para Copenhaga a partir de Outubro, para Estocolmo em Fevereiro de 2010 e para Oslo a partir de Abril, substituindo os voos que eram assegurados em regime de exclusividade por um operador.
Esta medida, segundo o secretário regional da Economia, permitirá que os programas para os Açores possam ser comercializados livremente, disponibilizando mais 4.500 lugares em relação à oferta actual. O plano prevê igualmente “uma forte aposta no mercado norte-americano”, através do reforço das ligações com Toronto, Canadá, que, a partir de 2 de Dezembro terá mais uma frequência semanal.
Está também previsto o reforço das ligações entre o arquipélago e a América do Norte, no Natal, nas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres e no período entre Maio e Outubro, para servir as comunidades emigrantes. No caso do Canadá, Vasco Cordeiro salientou que a opção por voos regulares já permitiu que “o destino Açores entrasse no circuito em mais de 5.000 agências de viagens”, o que representa “um crescimento muito significativo, tendo em conta que no modelo anterior esse número não ultrapassava as 600”.
Ainda no mercado da América do Norte, indicou que a SATA está a desenvolver uma estreita colaboração com dois operadores turísticos especializados em Portugal, a SUNMED HOLIDAYS e a EUROSUN, que estão a incrementar produtos turísticos para os Açores para serem comercializados durante o Inverno. Por outro lado, no caso do mercado europeu, a SATA Internacional prevê o reforço das suas operações em code-share com a TAP para cidades como Londres, Manchester, Amesterdão, Frankfurt, Madrid, Barcelona e Paris, encontrando-se também em fase de finalização um acordo de code-share para todos os voos domésticos operados pela TAP.
“Está já decidida a realização, a partir de Dezembro, de uma nova frequência semanal entre os Açores e o Porto, a realizar aos sábado, o que fará com que o número de ligações semanais entre Ponta Delgada e o Porto passe das actuais três para quatro”, acrescentou Vasco Cordeiro.



Sem comentários: