quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Nova fonte hidrotermal descoberta nos mares dos Açores


Uma nova fonte hidrotermal foi descoberta ao largo dos Açores pela missão científica internacional que decorreu durante as últimas semanas na Cordilheira Médio Atlântica, a bordo do navio de investigação francês ‘Pourquoi Pas’, do Instituto IFREMER.

A nova fonte hidrotermal foi baptizada com o nome ‘Seapress’, em homenagem ao trabalho de divulgação dos montes submarinos realizado em todo o mundo, revelou a bióloga Cátia Silva, do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, que também integrou a missão científica.

A descoberta decorreu a expedição internacional denominada ‘Bathyluck 2009’, realizada a bordo do navio oceanográfico francês junto ao complexo hidrotermal ‘Lucky Strike’, a cerca de 1.700 de profundidade.

Cátia Silva revelou que os cientistas estavam a “mapear o fundo do mar”, junto à grande fonte hidrotermal ‘Lucky Strike’, quando descobriram um novo monte submarino, que, até agora, era desconhecido da comunidade científica.

Segundo a investigadora, foram “retiradas amostras de temperatura no local e dos fluídos hidrotermais e recolhidas rochas, no sentido de saber se a fonte tem as mesmas características” que o restante complexo hidrotermal.

As amostras, que foram recolhidas pelo ROV ‘Viktor’, vão ser enviadas para laboratórios franceses, onde serão analisadas para procurar semelhanças e diferenças em relação às restantes fontes hidrotermais já identificadas.

Esta missão científica nos mares dos Açores, liderada pelo cientista Javier Escartin, contou com a presença de 22 cientistas portugueses, franceses e italianos.

A expedição, que decorreu a bordo de um navio do Instituto Francês de Investigação para a Exploração do Mar (IFREMER), está integrada no projecto internacional MOMAR (Monitoring of the Mid Atlantic Ridge), de monitorização dos vulcões e das falhas geológicas existentes na crista oceânica localizada a meio do Atlântico.

Esta missão esteve inicialmente prevista para o início de Junho, mas foi adiada depois do governo francês ter deslocado o navio ‘Pourquai Pas’ para o Brasil, para ajudar nas buscas das caixas negras do avião da Air France que se despenhou ao largo do arquipélago Fernando Noronha.



Fonte: Público

Sem comentários: