quinta-feira, 17 de setembro de 2009

EDA com investimentos de 13,7 milhões nos Açores


A Electricidade dos Açores (EDA) tem em curso investimentos na ilha das Flores que ascendem a 13,7 milhões de euros, dos quais cerca de 5,5 milhões devem ser executados este ano, revela a empresa.

Os investimentos incluem a nova central térmica, a segunda fase da remodelação da rede subterrânea de 15 kv em Santa Cruz e a criação de condições para a saída a 15 kv da nova central para as Lajes e Santa Cruz.

Nas Flores a EDA tem ainda previsto dois investimentos na área dos aproveitamentos hidroeléctricos, que vão aumentar para 87% a electricidade produzida através de energias renováveis na ilha. Um dos investimentos refere-se ao aproveitamento do potencial hidroeléctrico da Ribeira Grande, que deverá entrar em funcionamento em 2012. O projecto inclui a construção de uma central com dois grupos geradores, com uma potência global de 1.100kW. Esta central, que envolve um investimento de 5,7 milhões de euros, tem uma produção anual estimada em 5,12 GWh.

O segundo investimento previsto nesta área refere-se à remodelação da Central Hidroeléctrica de Além-Fazenda, cujas obras estão dependentes da conclusão da nova central termoeléctrica. Esta central térmica vai assegurar o abastecimento eléctrico da ilha das Flores enquanto durarem as obras de remodelação da actual central hidroeléctrica, que vão incluir a substituição dos três grupos geradores mais antigos por dois novos grupos e a manutenção do actual grupo IV. O projecto prevê ainda a optimização da conduta e a automatização da central, o que permitirá o seu funcionamento em regime de condução não assistida. Na sequência desta remodelação, que deverá envolver um investimento de 2,1 milhões de euros, a Central Hidroeléctrica de Além-Fazenda passará a ter uma potência instalada de 1.616 kW, atingindo uma produção anual estimada em 5,28 GWh.



Fonte: Oje

Sem comentários: