segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Testes na Ribeira Grande (Açores) deixam de ser feitos a todos os casos suspeitos


O Centro de Saúde da Ribeira Grande, na costa norte de S. Miguel, Açores, vai passar a realizar testes da gripe A (H1N1) apenas a doentes cujo quadro clínico o justifique, crianças até cinco anos e grávidas, foi hoje anunciado.

A medida, que surge na sequência do elevado número de casos registados nos últimos dias neste concelho, foi tomada durante uma reunião entre o secretário regional da Saúde, Miguel Correia, e a administração daquele centro de saúde, onde ocorreram 43 novos casos desde sexta-feira.

Segundo o secretário regional da Saúde, a partir de terça-feira as análises deixam de ser feitas a todos os casos suspeitos, uma vez que naquele concelho "90 por cento dos casos estavam a revelar-se positivos".

Miguel Correia sublinhou que esta medida permite "reduzir o tempo de atendimento ao doente", já que deixa de ser necessário efectuar as colheitas para a realização das análises.

Esta medida, por enquanto, aplica-se apenas ao concelho da Ribeira Grande, mas poderá alargar-se a outras localidades, caso de verifique um quadro semelhante.

Segundo as autoridades sanitárias, o aumento de casos registado nos últimos dias na Ribeira Grande poderá ter sido provocado pelo não cumprimento das normas divulgadas para impedir a propagação do vírus.


Fonte: DN

Sem comentários: