quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Descargas de águas residuais proibidas nos Açores


O Parlamento açoriano aprovou a proibição das descargas de águas residuais urbanas nas lagoas e albufeiras do arquipélago, numa medida que visa preservar os ecossistemas aquáticos e o abastecimento de água às populações.


Nos termos do decreto legislativa, citado pela Lusa, que transpõe para o direito regional a legislação comunitária sobre esta matéria, passam a ser proibidas descargas de águas residuais, qualquer que seja o método de tratamento a que tenham sido sujeitas, nas lagoas e albufeiras dos Açores.


Apesar da directiva comunitária admitir um tratamento menos rigoroso em zonas montanhosas, a nova legislação aprovada pelo Parlamento açoriano proíbe as descargas em linhas de águas acima dos 400 metros de altitude.


A nova legislação promove ainda a «correcta utilização agrícola das lamas de depuração», para evitar os efeitos nocivos sobre o homem, os solos, a água, a vegetação, os animais e o ambiente.


A nova legislação é aplicável a todas as redes e sistemas de recolha e tratamento de águas residuais urbanas, independentemente da sua propriedade ou regime de exploração, abrangendo os sistemas de drenagem pública e predial.



Fonte: IOL Diário

Sem comentários: