terça-feira, 22 de setembro de 2009

Edifício do Arquivo da Presidência do Governo dos Açores inaugurado amanhã



O Presidente do Governo dos Açores inaugura amanhã, dia 23 de Setembro, o edifício de Arquivo da Presidência do Governo Regional dos Açores, na cidade da Ribeira Grande. O antigo edifício dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande foi adaptado a um espaço capaz para receber o Arquivo da Presidência do Governo dos Açores, através de um contrato ARAAL entre a então Secretaria Regional de Habitação e Equipamentos, actual Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, e a Câmara Municipal da Ribeira Grande.

O Arquivo da Presidência do Governo Regional dos Açores possui, para além da documentação da Presidência do Governo, documentação proveniente de outros organismos dependentes da Presidência do Governo, nomeadamente da Direcção Regional das Comunidades e do Gabinete do Subsecretário Regional para os Assuntos Europeus e Cooperação Externa.

No que se refere à informação da Presidência do Governo dos Açores, há a salientar importantes fontes para a história da região, tais como os acordos bilaterais entre Portugal e os EUA (conhecido pelo Acordo da Base das Lajes) e entre Portugal e a França (o acordo Luso-Francês), assim como também outras fontes relativas a questões ambientais e ao processo de integração europeia.

Para este novo espaço da Presidência do Governo existem alguns projectos, uns em estudo, outros já em fase de desenvolvimento, no que concerne ao sistema de arquivo e ao fundo bibliográfico, como ainda no âmbito da cooperação com outros organismos regionais, nacionais e estrangeiros ,nomeadamente na diáspora.

Ainda a funcionar neste novo espaço estará a Comissão Coordenadora para os Arquivos da Região Autónoma dos Açores, órgão regulador do regime dos arquivos e do património arquivístico para os organismos da administração regional autónoma.

Este novo espaço tem como grande público-alvo investigadores, entre eles historiadores das áreas de estudos políticos, culturais, sociais, económicos, ambientais, entre outros.


Fonte: GaCS

Sem comentários: