
A Secretária Regional da Educação e Formação manifestou hoje abertura para introduzir alterações na Estrutura da Carreira Docente no arquipélago, embora entenda que “ainda não chegou o momento oportuno” para se falar no assunto.
“Estou aberta a algumas propostas, mas é cedo para nos pronunciarmos sobre o que quer que seja”, afirmou Lina Mendes aos jornalistas, depois de ter reunido hoje, em Angra do Heroísmo, com os representantes do Sindicato Democrático dos Professores dos Açores e do Sindicato dos Professores da Região Açores.
A reunião de trabalho, que durou quatro horas no total, teve por objectivo ouvir e perceber as preocupações sindicais relacionadas com a carreira docente.
A governante com a pasta da Educação comprometeu-se a realizar mais encontros do mesmo estilo, embora não tenha ficado nada agendado.
Segundo Lina Mendes, o compromisso com os sindicatos foi de acordo com a evolução da situação a nível nacional entrar em negociações na região quando chegar ao momento oportuno.
“A 30 de Setembro a estrutura da carreira sofreu alterações no Continente. Nós vamos aguardar para vermos se a situação no Continente estabiliza. Quando virmos que já há base de trabalho ai sim entraremos num processo negocial”, afirmou Lina Mendes, assegurando que o importante é que haja tranquilidade no corpo docente.
A Secretária Regional da Educação e Formação salientou que há grandes diferenças no Estatuto da Carreira Docente nos Açores e Continente, uma vez que no arquipélago o modelo de avaliação não tem quotas para acesso à classificação máxima, nem existe o cargo de professor titular.
GaCS/RM







Sem comentários:
Enviar um comentário