quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Governo concede 800 mil euros de apoio directo ao SATA Rallye Açores 2010



O presidente do Governo Regional recebeu hoje, em audiência no Palácio de Sant´Ana, o presidente do Grupo Desportivo Comercial, entidade responsável pela organização do SATA Rallye Açores, a maior prova automobilística realizada na Região.

Para Carlos César, “o SATA Rallye Açores já é comprovadamente um evento desportivo de grande projecção externa . A história e o currículo destas iniciativas valem muito na ponderação dos apoios que o erário público pode ou deve disponibilizar. Neste caso, os resultados da iniciativa deste ano de 2009 foram correspondentes ao esforço que a Região também desenvolveu, excederam em algumas circunstâncias as expectativas criadas, designadamente na divulgação nos canais da especialidade em todo o mundo, e isso para nós foi compensador”.

O presidente do Governo deseja que esta prova mantenha essas características em 2010, pelo que “o Plano de Investimentos prevê no próximo ano um apoio por parte da Secretaria Regional da Economia na ordem dos 800 mil euros, para além do patrocínio que a SATA dá a esse evento, que é sensivelmente de 250 mil euros e para além dos apoios que também prestamos à deslocação de elementos da comunicação social e em alguns aspectos logísticos que se relacionam com a segurança e o estado dos troços onde decorre a prova, etc”.

Ainda segundo Carlos César, “isso significa que, no conjunto, os apoios provenientes da Administração Regional ou das empresas que estão associadas ultrapassa 1 milhão e 300 mil euros e esse montante pode até ser superior. A isto acrescem alguns patrocínios privados, porque esta responsabilidade também deve ser partilhada”.

O presidente do Governo considera que o seu executivo envolveu-se “muito activamente, confiando nas qualidades que já foram comprovadas, várias vezes testadas, do Grupo Desportivo Comercial, da direcção desportiva e técnica da prova, que demonstraram serem parceiros que merecem esse apoio”.

Para Carlos César, “o retorno dos apoios a esta prova não pode ser medido de forma totalmente rigorosa, mas é evidente que vimos nos Açores milhares de pessoas envolvidas neste Rallye, o que dá uma prova do seu interesse, conhecemos também a audiência que as imagens dos Açores tiveram no exterior, a notoriedade que a prova teve nos dias e semanas imediatamente seguintes. Portanto, é uma acção de promoção externa com efeitos muito positivos porque se dirige a um mercado e divulga uma mensagem dos Açores que está em consonância com a ideia que nós queremos transmitir como destino turístico”.



GaCS/SF

Sem comentários: