sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Iniciativa “Do You speak European?” aprofunda participação dos jovens na construção europeia



O subsecretário regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Rodrigo Oliveira, afirmou, hoje, perante alunos do ensino secundário da Região, que “a reflexão, hoje, da juventude açoriana sobre a temática «O que a Europa significa para ti?" é a melhor garantia de que continuaremos a ter, no futuro, uma cidadania consciente e activa no processo de construção europeia, o mesmo será dizer, no aprofundamento e participação da nossa Região neste espaço comum de Paz, Progresso e Bem-estar”.

Rodrigo Oliveira falava, em representação do Secretário Regional da Presidência, na sessão de encerramento do concurso “Do You Speak European?”, iniciativa promovida pela Assembleia das Regiões da Europa, em parceria com a Direcção Regional da Juventude e com a Direcção Regional da Educação.

“Os jovens dos Açores têm demonstrado, aliás, que estão fortemente empenhados em participar nos mais variados programas sobre temáticas europeias. Assim o fizeram nas iniciativas do Governo dos Açores durante o ano de 2009 e – gostaria de relembrar - foram reconhecidos ao mais alto nível, por exemplo, no âmbito do Fórum das Regiões Criativas, onde dois jovens açorianos foram seleccionados entre os 100 mais criativos da Europa” afirmou o subsecretário regional.

O concurso “Do You Speak European?” decorreu esta sexta feira no auditório da Escola Básica e Integrada Roberto Ivens, em Ponta Delgada, com a participação de 12 equipas de São Miguel, Faial, Pico e São Jorge, as quais apresentaram, em variados formatos, a sua reflexão e pontos de vista sobre o significado da Europa.

O júri atribuiu o primeiro lugar à equipa da Escola Secundária das Velas, São Jorge, que apresentou um trabalho de vídeo com o título “Rats speak European ?”, composta pelos alunos Andreia Melo, Catarina Ávila, Marcelo Maciel, Milton Lima e João Oliveira, com a coordenação da Profª Flora Ribeiro, equipa que disputará, no início do próximo ano, a sessão nacional, na Região Autónoma da Madeira, para apuramento da representação na final europeia.

O júri avaliou as equipas com base em critérios de criatividade, adequação ao tema, capacidade de síntese e expressão na apresentação, tendo as escolas Manuel Arriaga, do Faial, e Cardeal Costa Nunes, do Pico, ficado em segundo e terceiros lugares, respectivamente, com apresentações em vídeo e de teatro.

“Apesar de apenas uma equipa ser a vencedora, todos saem vitoriosos neste dia, pela imensa criatividade e qualidade dos trabalhos. Deixo-vos, pois, uma palavra de incentivo para participarem no programa de iniciativas do Governo dos Açores em 2010, para continuarmos a marcar presença e a construir a nossa cidadania, na Europa” - afirmou, a terminar, Rodrigo Oliveira.



GACS/SF/SsRAECE

Sem comentários: