
A passagem próxima do 150.º aniversário da Sociedade Amor da Pátria é pretexto para a exposição temporária que o Museu da Horta apresenta até 10 de Janeiro na ilha do Faial.
A mostra, ontem inaugurada na sala multi-usos daquela sociedade, é constituída por mais uma centena de fotografias e outra documentação relacionada com o percurso histórico da Sociedade Amor da Pátria, fundada a 28 de Novembro de 1859.
Dada a existência em paralelo com a sociedade da Loja Maçónica Amor da Pátria, até aos anos 30 do século XX, destaca-se nesta exposição uma série de objectos maçónicos cedidos por particulares e pelo Museu Maçónico Português.
Esta exposição temporária pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 13 e as 18 horas, e aos sábados e domingos entre as 13 e as 16 horas.
Pela sua actividade cívica, a Sociedade Amor da Pátria foi agraciada em 2001 pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Ordem do Mérito - Membro Honorário, tendo sido também nesse mesmo ano declarada Instituição de Utilidade Pública pelo Presidente do Governo Regional, Carlos César.
Já em 2006, a Assembleia Legislativa dos Açores conferiu à sociedade a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico e em 2009 a Câmara Municipal da Horta concedeu-lhe a Medalha de Honra do município.
GaCS/FG/MH







Sem comentários:
Enviar um comentário