quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Representantes do Consórcio Europeu de Jardins Botânicos visitam os Jardins e o Palácio de Sant’Ana




A convite do Presidente do Governo dos Açores, Carlos César, os representantes do Consórcio Europeu de Jardins Botânicos, do qual o Botanic Garden Conservation International BGCI, é a entidade coordenadora, vão visitar na próxima Sexta-Feira, pelas 17h30, os Jardins e o Palácio de Sant’Ana.

O alto valor patrimonial do Jardim do Palácio, resultado da elevada densidade de componentes com valor histórico, cultural e natural, justificaram que se procedesse recentemente à sua recuperação no sentido da salvaguarda da significância e integridade com que chegou até ao presente.

Os princípios de intervenção foram definidos com base nas convenções internacionais de salvaguarda e intervenção em sítios de valor histórico e cultural (nomeadamente a Carta de Veneza, Carta de Florença e Carta de Burra) e nas metodologias específicas de intervenção em jardins históricos.

A intervenção no Jardim de Sant’Ana , cuja primeira fase, zona Sul, já foi concluída, e estando para breve o início da requalificação da sua zona Norte, integra-se no plano governamental de valorização e defesa do património cultural, histórico e natural da Região.

Os ilustres membros do Consórcio Europeu de Jardins Botânicos deslocam-se aos Açores para participarem na sua reunião semestral que irá decorrer, a convite do Governo dos Açores, nas Furnas, no Hotel Terra Nostra Garden, nos dias 20 a 23 de Novembro.

Este Consórcio, criado em 1994, tem por objectivo a promoção de iniciativas a nível europeu para os jardins botânicos, especialmente no contexto da implementação da Convenção sobre a Diversidade Biológica e outras políticas europeias em matéria de biodiversidade.

Promovendo duas reuniões anuais, este Consórcio é constituído por representantes de todos os países membros da UE e por países convidados, na qualidade de observadores, como é o caso da Croácia, Islândia, Noruega e Suíça.

O Consórcio Europeu de Jardins Botânicos é um importante promotor de partilha de informação e de cooperação entre as associações nacionais de Jardins Botânicos, atribuindo um significado internacional diversas iniciativas, como o IPEN - International Plant Exchange Network.

Das suas actividades destaca-se o desenvolvimento e a publicação de um Plano de Acção para os Jardins Botânicos na União Europeia, contributo essencial para a realização de iniciativas internacionais, tal como a Convenção da Biodiversidade, a Estratégia Europeia de Conservação das Plantas ou da Agência Internacional para a Conservação em Jardins Botânicos.


GaCS/SF

Sem comentários: