domingo, 13 de dezembro de 2009

Angra do Heroísmo quer fazer parte do projecto TERMAZ


O projecto visa aproveitar as águas termais da Região Autónoma dos Açores e a presidente da Câmara de Angra do Heroísmo, Andreia Cardoso, diz que existe um campo hidrotermal no Posto Santo que apresenta grandes potencialidades.

Essas potencialidades vão ser estudadas, a partir de Janeiro de 2010: a água extraída dos furos do Posto Santo e do Farroco e de algumas nascentes nas suas imediações têm propriedades minerais e temperaturas próximas dos 40 graus centígrados, o que potencia a sua exploração termal.
O referido campo hidrotermal é a razão que leva a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo a querer fazer parte do projecto TERMAZ, desenvolvido pelo INOVA, por ordem do Governo açoriano.
A presidente da Câmara Municipal já reuniu com responsáveis do INOVA para transmitir a vontade da autarquia em participar no TERMAZ e, do encontro saiu a resolução da concertação de um estudo técnico e económico sobre aquelas águas.
Andreia Cardoso adianta que, se o estudo demonstrar a viabilidade do termalismo em Angra do Heroísmo, este será um projecto a desenvolver durante o ano de 2010.
A autarca recorda que o uso de águas termais e mineralizadas não é novidade na ilha Terceira: nos Altares e no Raminho, assim como nas Quatro Ribeiras, nascentes desse género têm sido usadas para tratamentos dermatológicos e reumáticos, desde o povoamento da ilha.
A autarquia, contudo, centra as atenções no campo hidrotermal do Posto Santo, alegando que este apresenta potencialidades enormes.
No entanto, as formas do seu aproveitamento ainda não se encontram definidas.
Só após Janeiro de 2010 é que as incógnitas que ainda pendem sobre o projecto termal em Angra do Heroísmo é que serão desfeitas, mas, para já, é garantido que a autarquia pretende ser um dos pólos do projecto TERMAZ nos Açores.
Rui Messias


Fonte: RTP

Sem comentários: