
As autarquias devem responsabilizar-se pela substituição do pavimento das estradas após as intervenções municipais do saneamento básico, disse hoje, nas Lajes do Pico, o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.
José Contente, que falava na inauguração da exposição de fotografia “História das Estradas do Pico – Passado… Presente…”, apelava aos autarcas para a conservação da rede viária regional, sobretudo depois da grande intervenção do executivo açoriano durante a última década.
Desde 1996 foram reabilitados, no arquipélago, mais de 80 por cento dos 1450 quilómetros de estradas regionais, “para devolver a segurança, comodidade e modernidade” aos condutores, um investimento volumoso que “tem e deve ser conservado. O Governo Regional não vai tolerar situações em que depois de uma estrada ser reabilitada ela seja rasgada novamente, por algum motivo, e não seja reabilitado o pavimento pela entidade responsável”, referiu o secretário regional.
José Contente sublinhou, a título de exemplo, o caso do Pico, uma ilha onde, até há cerca de dez anos, o pavimento e a estrutura da rede viária estavam em avançado estado de degradação. Hoje em dia, dos 160 quilómetros de estrada regional, 140 já estão reabilitados, um investimento superior a 26 milhões de euros.
O governante realçou ainda, a par da reabilitação da rede viária o investimento, no ano de 2010, de um milhão e 500 mil euros na integração paisagística das estradas através do plantio de espécies características da paisagem açoriana, transformando-as assim num cartão de visita.
José Contente visitou a exposição e realçou o contributo do executivo açoriano na contemporaneidade das estradas do Pico, o presente contrastando com o passado, documentado fotograficamente. A mostra estabelece sempre o contraponto entre duas realidades temporais distantes, visível logo de início pela indumentária e ferramentas usadas pelos cantoneiros.
Uma série de exposições que tem percorrido várias ilhas, - Santa Maria, Faial e Pico – e irá prosseguir, no início do próximo ano, nas restantes ilhas do arquipélago.
GaCS/VS







Sem comentários:
Enviar um comentário