segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Alunos da Ribeira Grande trabalham para “conectar mundos”



Uma turma da EB2 Gaspar Frutuoso, na Ribeira Grande está a participar num projecto educativo designado “Conectando Mundos”, que visa promover “uma educação transformadora” voltada para o desenvolvimento e cidadania global no meio escolar.

Esta proposta didáctica de Educação, desenvolvida por quatro Organizações Não Governamentais europeias: Ucodep (Itália), Intermón Oxfam (Espanha), Inizjamed (Malta) e CIDAC (Portugal), é dinamizada através da plataforma online
http://www.conectandomundos.org/

Alunos e professores de diferentes realidades geográficas, socio-económicas e níveis de ensino têm, assim, a possibilidade de interagir e reflectir, através da Internet, sobre as complexas relações históricas, culturais e sociais entre as realidades locais e globais.

No presente ano lectivo o tema proposto a todos os participantes, com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos, prende-se com as migrações e o desenvolvimento entre os povos.

A turma do 5º B, da EB2 Gaspar Frutuoso, está a desenvolver este projecto nas áreas curriculares de História, Geografia, Formação Cívica, Desenvolvimento Pessoal e Social, Educação Moral Religiosa e Católica e Investigação e Apoio Multidisciplinar.

Recentemente as professoras Filomena Ferreira e Fátima Figueiredo, da EBS Gaspar Frutuoso, participaram no IV encontro de educadores “A escola no mundo e o mundo na escola: Educação para a cidadania global”, que decorreu em Colares, Sintra.

O encontro pretendeu ser um espaço formativo de partilha e reflexão crítica para estimular a compreensão e a discussão sobre complexidade de alguns desafios globais, em particular a problemática das migrações e desenvolvimento.

Além disso, reforçou as competências necessárias à utilização de metodologias participativas no âmbito de uma proposta didáctica de Educação para a Cidadania Global e partilha de diferentes possibilidades de incorporação nas práticas escolares da proposta didáctica do projecto “Conectando Mundos”.

Educar para a cidadania global representa apostar na progressiva criação de valores, atitudes e comportamentos dos alunos, enquanto cidadãos conscientes da complexidade do mundo e participativos e comprometidos na construção de uma sociedade justa, equitativa e solidária.



GaCS/RM

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, esta turma é boa, sabe o que fazer.
Os meninos são lindos e devem ser espertos!