quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Cento e quarenta profissionais de saúde com formação sobre alcoolismo



Capacitar os profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento do consumo nocivo de álcool é o objectivo da acção de formação que decorre hoje e amanhã em Angra do Heroísmo.

É uma iniciativa da Direcção Regional da Prevenção e Combate às Dependências destinada a médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas.

Esta formação, que se realizou já em S. Miguel e no Faial, é orientada por Cristina Ribeiro, assessora do Instituto da Droga e da Toxicodependência, para os assuntos ligados ao álcool. Nas acções efectuadas nos Açores participaram 140 profissionais de saúde, de várias ilhas.

Segundo Paula Costa, directora regional da Prevenção e Combate às Dependências, a intenção é criar uma rede de referenciação desde o primeiro nível de cuidados de saúde. Esta formação destina-se, de igual modo, a sensibilizar os profissionais de saúde para os problemas relacionados com o consumo excessivo de álcool e a divulgar novas metodologias de intervenção.

Pretende-se, ainda, capacitar os profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento do consumo excessivo de álcool, desenvolver competências em intervenções breves de base motivacional e estabelecer critérios de seguimento e referenciação para cuidados secundários.



GaCS/RC

Sem comentários: