
A Secretária Regional da Educação e Formação afirmou hoje que todas as escolas açorianas têm projectos de educação afectivo sexual em curso, uma área que dispõe de legislação regional específica desde o ano 2000.
“Todas as escolas nos Açores têm projectos de educação afectivo sexual, sendo que algumas delas têm gabinetes de apoio aos alunos e trabalham em articulação com os Centros de Saúde”, disse Lina Mendes aos jornalistas, alegando que a nível regional as reivindicações dos alunos não fazem grande sentido.
Os alunos açorianos do ensino básico e secundário juntaram-se hoje à luta nacional, organizando uma manifestação em Ponta Delgada para exigir mais educação sexual nas escolas e um novo estatuto do aluno.
Segundo explicou Lina Mendes, no arquipélago entendeu-se desde a primeira hora falar em educação afectivo sexual e não em educação sexual, uma vez que desde o pré-escolar se pode falar em educação para os afectos.
Quanto à maior democratização nas escolas a governante sustentou que a nível regional os órgãos de gestão escolar são eleitos democraticamente e não nomeados. Além disso os alunos estão representados nas assembleias de escola e conselho pedagógico.
“Há total democracia nas escolas, por isso não está em causa este ponto”, afirmou Lina Mendes.
Outra das reivindicações prende-se com as faltas e exames, uma matéria que Lina Mendes considerou haver algum desconhecimento por parte dos alunos, uma vez que nos Açores o regulamento dos exames é nacional.
“Os alunos que reprovam por faltas podem sempre fazer exame na segunda fase”, esclareceu a governante, com a tutela da Educação no arquipélago.
Também no caso da privatização dos refeitórios, Lina Mendes adiantou que as escolas estão satisfeitas, dado que podem controlar melhor a qualidade do serviço prestado e lançar contratos mais exigentes.
“Entendemos que os alunos têm o direito a estudar, enquanto nós e todo o sistema educativo temos o dever de garantir qualidade ao ensino”, salientou Lina Mendes, apelando aos alunos para aproveitarem a oportunidade de formação integral que lhes vai permitir adquirirem uma qualificação profissional futura.
GaCS/RM







Sem comentários:
Enviar um comentário