sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Governo aprova incentivos para investimentos privados no valor de 5 milhões de euros



O Governo dos Açores aprovou, através do Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores (SIDER), esta semana, e no âmbito dos apoios ao Desenvolvimento do Turismo e ao Desenvolvimento Local, um conjunto de incentivos para 22 projectos que vão permitir a concretização de um volume de investimento privado de cerca de cinco milhões de euros em diversas ilhas.

Os projectos agora aprovados dizem respeito, no âmbito do Desenvolvimento do Turismo, a investimentos na área do alojamento, restauração e animação, a executar nas ilhas de S. Miguel, Terceira, S. Jorge e Flores. Neste caso, o volume global de investimento é de cerca de 2 milhões de euros.

Já no âmbito do Desenvolvimento Local, foram aprovadas candidaturas respeitantes às ilhas de S. Miguel, Terceira, Faial e S. Jorge respeitantes a projectos de investimento nas áreas do comércio, indústria e serviços. Neste caso, o investimento global previsto é de quase 3 milhões de euros.

De recordar que o Governo dos Açores apresentou já à Assembleia Legislativa um conjunto de propostas que pretendem introduzir algumas alterações ao funcionamento do SIDER no sentido de facilitar o acesso de todos os empresários a estes mecanismos de apoio financeiro.

As alterações propostas pelo Governo foram ontem analisadas na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa e contemplam a redução do valor do indicador de autonomia financeira exigido às empresas, que passa de 25% para 15%, bem como a diminuição da contribuição em capitais próprios para financiar o projecto de investimento, de 25 para 20%.

Segundo o secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, as alterações propostas têm como objectivo “criar as condições para que o sistema dê a melhor resposta aos empresários e também aos trabalhadores, de forma a proporcionar uma resposta rápida aos seus projectos de investimento”.


GaCS/NM

Sem comentários: