quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

José Contente desafia PT a criar uma PT Açores



O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos desafiou a administração da Portugal Telecom (PT) a criar a empresa regional PT Açores. A proposta lançada à operadora de telecomunicações tem por base razões financeiras, ao nível das receitas fiscais, mas também de proximidade à comunidade.

José Contente frisou que o modelo fiscal nos Açores é favorável às empresas “que aqui trabalham e que cobram receitas, é favorável em termos de IVA e de IRC, pagam menos 30 por cento do que no continente e só por isso já se justificava que a PT criasse uma empresa nos Açores: a PT Açores”.
O governante defende este modelo regional da empresa com contrapartidas para ambas as partes. Segundo José Contente, trata-se de aproximar as empresas que actuam nos Açores ao modelo fiscal da Região.
Com a sedeação da PT na Região a empresa ganharia com benefícios fiscais favoráveis e, nas palavras do governante, “ao mesmo tempo que aproximaria a PT ainda mais aos açorianos, traria certamente novas oportunidades de investimento no arquipélago, com novos projectos a serem desenvolvidos, por exemplo, no Parque Tecnológico, no Instituto de Biotecnologia da Terceira ou até no Centro de Excelência do Mar da Horta”.
O secretário regional formalizou ainda o convite à PT para se ligar ao projecto do Parque Tecnológico de S. Miguel enquanto projecto estruturante para o desenvolvimento tecnológico dos Açores, “ou seja, nós estamos à procura de parceiros que possam cumprir o nosso desenvolvimento e neste caso pensamos que a PT podia dar um forte contributo nesta matéria com vantagens mútuas”, reafirmou.
Nas jornadas do “INNOVATION DAY”, promovidas hoje pela PT em Ponta Delgada, a administração da empresa garantiu ao Governo Regional o desenvolvimento do cabo de fibra óptica para o Grupo Central e Ocidental a curto prazo



GaCS/VS

Sem comentários: