
A mostra itinerante “Craig Mello, Prémio Nobel da Medicina, 2006”, que até 2011 irá percorrer todas as ilhas dos Açores, constitui “um estímulo ao estudo, ao empenho e ao sentido de exigência dos jovens açorianos”.
A afirmação é do director regional da Cultura, Jorge Paulus Bruno, e foi expressa hoje no final da cerimónia de inauguração daquela exposição no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, onde ficará patente ao público até 17 de Março.
Segundo explicou na ocasião, esta exposição, que surgiu na sequência da visita que o Professor Craig Mello efectuou aos Açores em Julho de 2009 a convite do presidente do Governo, tem como principal objectivo “dar a conhecer aos açorianos aspectos da vida e da obra do laureado”.
Embora tenha nascido nos Estados Unidos, este Nobel da Medicina tem ascendentes nos Açores e “ele próprio se considera também açoriano”, lembrou a propósito Jorge Paulus Bruno.
Durante a abertura da exposição, que levou hoje ao Museu dos Baleeiros duas turmas do curso de Ciência e Tecnologia da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, foi proferida uma conferência pela Doutora Luísa Mota Vieira, investigadora principal na área da genética do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, EPE, sobre o laureado e a investigação que conduziu à atribuição do Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia em 2006.
Inaugurada em Novembro do ano passado no Museu Municipal da Ribeira Grande, concelho de origem dos familiares ascendentes de Craig Mello, esta mostra, já depois de passar pelo Pico, visitará ainda no primeiro semestre deste ano as ilhas Graciosa e Terceira, terminando no próximo ano o seu périplo por todas as ilhas do arquipélago.
A medalha e o diploma do Prémio Nobel, bem como o livro com a genealogia do laureado, editado pela Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, são alguns dos objectos presentes nesta exposição.
Quem visitar a mostra poderá ainda visionar a conferência proferida por Craig Mello durante a sua estada na ilha de São Miguel e aceder, através de terminais interactivos, a páginas da Internet relacionadas com a sua vida e trabalhos científicos.
Esta é uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Coordenação dos Palácios e da Direcção Regional da Cultura, com a colaboração das Direcções Regionais da Ciência, Tecnologia e Comunicações, dos Equipamentos e dos Transportes Terrestres e da Educação, que, em conjunto, procuram mobilizar jovens e os açorianos para participarem e se integrarem no estímulo e no espírito que representa esta mostra.
Nascido em 1960, Craig C. Mello é professor graduado em bioquímica pela Universidade de Brown (1982) e em biologia pela de Harvard (1990), possuindo ainda um doutoramento no Centro de Pesquisa do Cancro Fred Hutchinson, de Seattle. O prémio Nobel da Medicina 2006 foi-lhe atribuído, bem como a Andrew Z. Fire, pela descoberta do mecanismo fundamental para o controlo dos fluxos de informações genéticas, que pode ajudar a explicar doenças como alguns cancros.
GaCS/FG







Sem comentários:
Enviar um comentário