segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Açores têm grandes capacidades para fazer face às exigências do futuro



Os valores que devem ser afirmados na Região e definidos como grandes objectivos estratégicos, dizem respeito a um território ambientalmente valorizado, a uma vocação marítima e uma grande tradição agrícola.

Palavras do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, que representou o Presidente do Governo, na Conferência “Nos Açores, com os Açores para responder à crise”, que se realizou na Universidade dos Açores, por altura da comemoração do 25º aniversário de actividade da Paz Ferreira e Associados, Sociedade de Advogados.

Segundo o governante, os Açores progrediram, nos últimos anos na diversificação e dinamização da economia e na sua abertura a outros sectores de actividade, na qualificação e reconversão dos profissionais e no apoio à sua reinserção no mercado de trabalho, permitindo à Região “afirmar-se com uma das regiões com as mais baixas taxas de desemprego e com níveis de produtividade cada vez mais próximo do continente”.

Para fazer face às exigências cada vez maiores das economias de escala, Noé Rodrigues destacou ainda a importância geo-estratégica da Região e a “necessidade de se continuar a apostar na qualificação da população jovem, o que poderá trazer vantagens num Mundo cada vez mais globalizado, sem esquecer a importância da ciência, investigação, economia marítima, novas tecnologias e nas áreas da comunicação, ajudando no progresso das ilhas açorianas”.

Finalmente, elogiou a iniciativa que esta segunda-feira decorreu na Universidade dos Açores destacando a importância do debate e análise destes temas para o futuro dos Açores.



GaCS/MS

Sem comentários: