
A Casa dos Açores do Ontário é uma instituição de referência para as comunidades açorianas residentes no Canadá e “um importante espaço de reunião e convívio, mas também um espaço de agrupamento e difusão cultural onde todos têm lugar”, destacou, este sábado, em Toronto, o Secretário Regional da Economia.
Vasco Cordeiro falava, em representação do Presidente do Governo, no jantar que assinalou o 25º aniversário da Casa do Açores, tendo sido o portador de uma mensagem de Carlos César para todos os emigrantes residentes naquela área do Canadá.
Na mensagem, o Presidente do Governo recorda que é devido à Casa dos Açores do Ontário que “se devem múltiplas iniciativas que uniram, orgulharam e dinamizaram açorianos e amigos dos Açores”.
Para o Presidente do Governo “as Casas dos Açores são, por natureza, instituições síntese das açorianidades nascidas e criadas nas Ilhas do Atlântico como nas ilhas da Diáspora”.
“A Casa dos Açores do Ontário, consolidada hoje à volta dessas qualidades e objectivos, celebra 25 anos de empenho, de dedicação e de trabalho. Representa, com muita dignidade, a nossa Região, e todos nós, nos Açores, a começar por mim, como Presidente do Governo, temos muito orgulho em ver o entusiasmo com que os seus dinamizadores a procuram prestigiar”, salienta o Presidente do Governo na mensagem enviada.
Na sua intervenção, o Secretário Regional da Economia destacou o facto dos Açores serem já vistos hoje como “terra de oportunidades que tem vindo a afirmar-se, cada vez mais, como uma Região que tem sabido ganhar uma importância crescente a nível nacional e europeu”.
Vasco Cordeiro salientou, ainda, que a imagem dos Açores “é muito diferente daquela que os nossos emigrantes levaram quando partiram da Região” e manifestou-se satisfeito por notar que “essa alteração se começa também a alargar para outras áreas que não apenas a da emigração”, e que tem vindo a ser potenciada em encontros com empresários, como foi o caso de uma sessão de divulgação de oportunidades de investimento nos Açores, realizada na passada sexta-feira em Toronto e de uma iniciativa semelhante que se realiza amanhã em Winnipeg.
Segundo Vasco Cordeiro, “há cada vez mais a consciência de que os Açores têm evoluído de uma Região com grandes desafios de desenvolvimento para uma Região moderna que é já uma referência no país, e também no espaço europeu”.
O Secretário Regional da Economia encontra-se no Canadá para participar nas diversas iniciativas do programa oficial da Semana Cultural da Casa dos Açores do Winnipeg. Esta noite Vasco Cordeiro estará presente na cerimónia de abertura deste iniciativa e, amanhã, além da sessão de boas vindas a todos os participantes, presidirá a uma sessão de esclarecimento sobre oportunidades de investimento nos Açores destinada a empresários canadianos e luso canadianos, que contará também com a presença do presidente da Agência para a Promoção do Investimento dos Açores, Gualter Couto.
GaCS/NM







Sem comentários:
Enviar um comentário