sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Governo dos Açores vai avançar com projecto-piloto de educação parental



O Governo dos Açores vai avançar com um projecto-piloto de educação parental destinado principalmente às famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção e aos agregados familiares com medidas de apoio decretadas pelos tribunais e com planos de intervenção de orientação familiar.

O anúncio foi feito hoje pela Directora Regional da Solidariedade e Segurança Social, no âmbito de uma comunicação sobre Parentalidade Positiva, inserida no Evento Circo - Sabe o que a Europa pode fazer por si?, em Ponta Delgada.

Nesta primeira fase, o projecto-piloto, que abrangerá 200 famílias açorianas, irá arrancar na ilha de São Miguel, estendo-se posteriormente às restantes ilhas do arquipélago.

A iniciativa tem como objectivos prevenir situações de negligência e maus-tratos, apoiar as famílias, através de um conjunto de actividades educativas e de suporte social, bem como melhorar a qualidade dos vínculos afectivos entre pais e filhos, valorizando as necessidades emocionais, sociais, psicológicas e físicas.

Paralelamente, o executivo açoriano, através da Direcção Regional da Solidariedade e Segurança Social e do Instituto de Acção Social, vai implementar, no início do próximo ano, um Programa de Prevenção da Pobreza Infantil. O programa visa apoiar todas as famílias que tenham filhos e que se encontram em risco de pobreza.

A medida destina-se, essencialmente, às famílias numerosas e monoparentais com graves dificuldades de sustentabilidade e tem, ainda, como objectivo colmatar necessidades ao nível de subsistência.

Para Paula Ramos, com esta iniciativa de apoio à primeira infância, o Governo dos Açores reafirma, mais uma vez, o seu compromisso em auxiliar os agregados familiares, fazendo com que “nenhuma família ou criança deixe de ter o apoio necessário para o seu desenvolvimento e bem-estar”, concluiu.



GaCS/SM

Sem comentários: