
O Secretário Regional do Ambiente e do Mar exortou hoje os faialenses em geral a visitarem a exposição “Evolução: Resposta a um Planeta em Mudança”, que estará patente ao público no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos até 27 de Fevereiro do próximo ano.
Em declarações à margem da cerimónia de inauguração daquela mostra, durante a qual deu uma aula aos alunos da EB/JI do Capelo e Praia do Norte, Álamo Meneses disse tratar-se de uma exposição “extremamente interessante”, que “permite fazer uma breve história do nosso planeta com fósseis e com um conjunto de imagens extremamente sugestivas”.
Para o governante, esta é uma exposição que, por ter “diversos níveis de descodificação”, tanto pode ser vista por crianças como por adultos, incluindo aqueles que tenham “uma cultura científica avançada”.
Álamo Meneses disse ainda esperar que as famílias faialenses aproveitem a oportunidade para, ao longo dos próximos meses, visitarem esta exposição, considerando que “vale a pena” fazê-lo.
A exposição “Evolução: Resposta a um Planeta em Mudança”, que pode ser visitada de forma gratuita no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos de terça a sexta-feira entre as 10 e as 16:30 horas e aos sábados, domingos e feriados entre as 13 e as 17:30 horas, apresenta a história do planeta Terra, contemplando aspectos relacionados com a sua formação geológica, o aparecimento dos primeiros organismos e o seu impacto no meio ambiente.
Apresenta também a evolução da vida até à actualidade, com fósseis representativos dos grupos mais importantes, tais como as trilobites, fósseis vegetais e dinossáurios.
Esta mostra é uma iniciativa do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, e teve a colaboração o Centro de Ciência Viva de Estremoz e do Centro de Ciência de Lagoa – Expolab, onde esteve disponível ao público desde a abertura daquela estrutura em 2008, encontrando-se, de momento, em itinerância pelo arquipélago. A sua deslocação ao Faial tem o apoio, entre outros, da Junta de Freguesia do Capelo.
GaCS/FG/SRAM







Sem comentários:
Enviar um comentário