sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Governo reforça verbas para apoio às empresas regionais



As verbas do Plano e Orçamento para 2011 vão ter um reforço significativo para o apoio às empresas regionais, na sequência das orientações globais que presidiram à elaboração do documento, principalmente no que diz respeito aos sistemas de incentivos, disse, hoje, na cidade da Horta, o Secretário Regional da Economia.

Vasco Cordeiro, que falava aos órgãos de comunicação social no final de uma audição da Comissão de Economia da Assembleia Legislativa, defendeu que o Governo irá dar especial atenção “ao reforço da competitividade”, nomeadamente através de “uma maior afectação de verbas que sejam aplicadas no âmbito das candidaturas ao Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores”.
Segundo o Secretário Regional da Economia, a Região “está actualmente a terminar a fase de execução de projectos do quadro Comunitário anterior, e nesse âmbito, do montante disponível, existe uma maior capacidade de apoiar projectos que sejam apresentados pelas empresas.

No âmbito dos transportes marítimos, o Secretário Regional da economia destacou “um conjunto de intervenções físicas que estão a ser feitas” e que são de grande importância, como é o caso “das obras que decorrem na frente marítima da cidade da Horta, ou a profunda intervenção que está ser realizada no porto da Madalena, e que conhecerá no próximo ano um grande desenvolvimento, nomeadamente no que diz respeito à componente do transporte marítimo de passageiros”.

No transporte aéreo, Vasco Cordeiro destacou os projectos de melhoria das acessibilidades internas, na sequência “do já ocorrido com as Obrigações de Serviço Público no ano passado e com a descida significativa das tarifas inter-ilhas” e agora com intervenções muito significativas no “aeroporto de S. Jorge, na aerogare civil das Lajes, no aeródromo do Corvo, e na Graciosa, entre outras”.

Quanto ao sector do Turismo, o Plano e Orçamento para o próximo ano contempla “um reforço muito grande das verbas relacionadas com a promoção dos Açores no exterior, dando por essa via uma nota do cumprimento de um dos objectivos principais da estratégia da política do turismo regional e que é, precisamente, o reforço da notoriedade dos Açores no exterior”.


GaCS/NM

Sem comentários: