terça-feira, 13 de agosto de 2013

Apresentação na Praia da Vitória, Ilha Terceira, do painel de azulejos alusivo à batalha de 11 de agosto de 1829

Município da Praia da Vitória e Junta de Freguesia de Santa Cruz assinalam os 184 anos deste acontecimento

No dia 11 de agosto, pelas 16h30, teve lugar na Avenida Marginal, a apresentação do painel de azulejos alusivo à batalha da Praia, ocorrida no ano de 1829. Esta caracterizou-se pela tentativa de invasão da força Miguelista (defensora do absolutismo), na baía, da então Vila da Praia. A derrota desta força frente aos liberais, foi fundamental na história, pela difusão dos ideais liberais na ilha e posteriormente em todo o país.

Neste sentido, durante esta apresentação, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, referiu a importância deste marco histórico, como referência para as gerações vindouras. Para Roberto Monteiro, “é importante encontrar elementos e formas criativas de fazer chegar aos nossos filhos, netos, e gerações vindouras os elementos relevantes da nossa história”.

A criação da imagem da baía da Praia em azulejo, aquando desta batalha, e a colocação de placas identificativas nos fortes, responsáveis pela defesa do litoral da desta, são elementos identificativos da história de um povo.

“Os fortes de hoje tem de ser assentar na união, partilha, na solidariedade, cooperação e amizade e acima de tudo cimentar as raízes dos nossos antepassados”, sublinhou Roberto Monteiro

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, Carlos Armando: “A consciente importância deste acontecimento para a Praia da Vitória e para a história de Portugal, levou à criação desta peça e à sua colocação neste magnífico local, como é a nossa marginal, para que perpetue a nossa história e para que possamos transmitir aos nossos filhos, netos e a todos quantos nos visitam, a importância do nosso povo”.

Para Fagundes Duarte, Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, “Esta vitória, ocorrida em 1829, tem de ser exemplificada para o futuro”. A luta deve ser um exemplo de força nas batalhas diárias que ocorrem na educação, na formação e no desenvolvimento.

Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Santa Cruz, com o apoio da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Praia da Vitória, 12 de agosto de 2013


Sem comentários: