domingo, 11 de agosto de 2013

Poder local é “fundamental para o desenvolvimento sustentado e sustentável” dos Açores, assegura Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou que o Governo dos Açores entende o poder local como sendo "fundamental para o desenvolvimento sustentado e sustentável" do arquipélago.

Vítor Fraga, que falava sábado na inauguração da Zona Balnear do Rosário, na freguesia de Santo António, salientou que “ninguém melhor do que quem vive junto das pessoas, está mais habilitado para encontrar as soluções e para resolver os problemas das pessoas”.

Para o Secretário Regional, “aqueles que têm vindo a ter uma cruzada ao longo do tempo na destruição do poder local, deviam olhar para aquilo que se faz e deviam ouvir as pessoas, porque é destas intervenções e da ação social que as próprias juntas de freguesia têm junto das populações que se faz muito daquilo que são hoje os Açores”, onde se vive “efetivamente melhor do que se vivia há 10, 15 ou 20 anos”.

Vítor Fraga sublinhou, por isso, a cooperação entre o Governo dos Açores e o poder local que “existiu, existe e existirá, contra tudo e contra todos”, já que é através dessa cooperação que se “consegue ter hoje uma terra em que se vive melhor e que tem claros indicadores de sucesso, face ao resto do país e face à Região Autónoma da Madeira”.

“É este o caminho que vamos trilhar, um caminho decidido por nós, para onde nós queremos ir”, frisou, salientando que esta ideia que se aplica à Região também se deve aplicar ao nível das freguesias, já que devem ser as pessoas que vivem nos locais "a definir qual o caminho que  querem para o sítio onde moram”.

Vítor Fraga, destacando a ligação direta e estreita entre as pessoas e a sua freguesia, frisou que “podem fazer o que quiserem em termos administrativos, porque nunca irão destruir aquilo que é a essência, que é a ligação do homem à sua terra”.

Nesse sentido, assegurou que, no que depender do Governo dos Açores, será mantido "este caminho de cooperação efetiva, permanente, no sentido de colaborar de uma forma ativa e conjunta, porque o caminho faz-se em conjunto, para melhorar as condições de vida e para que cada vez seja melhor viver nos Açores”.

Este, aliás, “deve ser o objetivo que nos leva a assumir uma atividade política”, afirmou.

Vítor Fraga salientou ainda o trabalho meritório que a Junta de Freguesia de Santo António, no concelho de Ponta Delgada, tem vindo a desenvolver e lembrou que, depois de inaugurada esta zona balnear, há agora “um grande desafio, que é potenciar a sua utilização, utilizá-la da melhor forma e conseguirmos dar um passo em frente”.

Por isso, deixou um desafio para que no próximo ano seja possível “candidatar esta zona balnear aos vários galardões que existem, para que seja mais uma que temos nos Açores".

Anexos:



GaCS

Sem comentários: