sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Intervenção do Vice-Presidente do Governo Regional

Texto integral da intervenção do Vice-Presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, proferida hoje, em Angra do Heroísmo, na cerimónia de lançamento da primeira pedra da empreitada de construção do Pavilhão Desportivo de Santa Bárbara:

"Hoje a ilha Terceira está em festa e, em particular, a freguesia de Santa Bárbara, pois iniciamos a construção de mais uma infraestrutura de uso coletivo.

Este Pavilhão Desportivo, do qual agora simbolicamente assinalamos o início da obra, cumpre – tal como está previsto no Programa do Governo – um conjunto variado de possibilidades de utilização, dando resposta a múltiplas necessidades.

Estará à disposição das crianças que frequentarem a futura nova escola de Santa Bárbara, que a Câmara Municipal construirá no espaço contíguo e cuja obra também se iniciará brevemente.

Estará à disposição do movimento associativo desportivo da ilha e, em particular, da sua expressão local, como será o caso do Sport Clube Barbarense, cabendo aqui referir que o clube terá esta época a sua primeira e, por isso, histórica participação numa competição nacional, a Série Açores de Futsal.

Assim, logo após a conclusão desta obra, o Sport Club Barbarense verá a sua vida facilitada e a população de Santa Bárbara poderá assistir e acompanhar mais de perto a participação da equipa da freguesia naquela competição nacional.

Mas, porque é uma instalação prática e funcional, dotada de requisitos variados, permitirá ainda que nela evoluam outras modalidades desportivas.

Este é mais um investimento que concretizamos com muita satisfação na freguesia de Santa Bárbara, na sequência, aliás, dos avultados investimentos que estamos a concretizar nesta freguesia.

Lembrava apenas o Centro Intergeracional que inauguramos há um ano, o Centro Comunitário que se encontra em obras mesmo aqui em frente, o Centro Interpretativo da Serra de Santa Bárbara que estamos a concluir, a reabilitação da estrada regional já efetuada e a remodelação da Sociedade Filarmónica.

No conjunto, representam investimentos superiores a 3,3 milhões de euros que o Governo dos Açores concretiza em Santa Bárbara num curto espaço de tempo.

Mais do que palavras, são estes os factos que demonstram a importância que Santa Bárbara tem tido e continuará a ter no processo de desenvolvimento da ilha Terceira e dos Açores.

A gestão do novo Pavilhão Desportivo de Santa Bárbara ficará sob a responsabilidade do Serviço de Desporto da Terceira, o que permitirá assegurar que o Governo dos Açores irá assumir também todos os encargos com o seu funcionamento, sem custos para a freguesia, e será efetuada segundo as orientações vigentes do Governo para o desporto, que queremos seja de todos e para todos.

Por isso, haverá espaço e disponibilidade para que a generalidade da população possa aceder de forma organizada à prática de atividade física desportiva, desde as crianças até aos idosos, contribuindo assim para a melhoria da sua qualidade de vida.

O desporto tem um papel importante na vida dos açorianos e dos terceirenses em particular.

Segundo os dados oficiais disponíveis, no ano passado o número total de atletas federados foi de 6.958 na ilha Terceira, o que se traduz numa taxa de participação absoluta de 7,94%, superior à média regional e muito mais elevada que a do País, que é de apenas 4,9%.

Ou seja, a Terceira tem atualmente a praticar desporto a nível federado cerca do dobro de atletas em relação à população do que se verifica a nível nacional.

Destes atletas federados, 5.049 (72,56%) são dos escalões de formação, evidenciando bem que o futuro das modalidades está assegurado.

E, numa demonstração de que a sociedade terceirense evolui positivamente no sentido da igualdade de oportunidade de géneros, 2.220 desses atletas são mulheres, o que corresponde a uma taxa de feminização de 32%, muito superior ao verificado a nível nacional, que é de apenas 25%.

E, na expressão mais elevada da atividade desportiva na Terceira, os clubes participantes em competições nacionais de regularidade nos desportos coletivos movimentam 21 das 57 equipas açorianas que participam nestas provas, sendo a ilha de maior expressão e representatividade nas provas nacionais.

Esta realidade tem também um impacto positivo na economia local, pois devemos ter em conta que exclusivamente destas participações em competições nacionais de regularidade nos desportos coletivos – e no período correspondente a uma época desportiva, de setembro a maio –, são originados 5.681 desembarques, o que corresponde a 4,53% do total de desembarques na ilha Terceira nesse período.

Estes indicadores – que dão bem nota do contributo importante do desporto para a economia da ilha – são certamente motivo de orgulho, mas são também demonstrativos do empenhamento e dedicação de dirigentes, treinadores, atletas, árbitros e todos os outros intervenientes diretos no desporto.

Mas é bom que se sublinhe que esses indicadores evidenciam também a qualidade e quantidade de infraestruturas desportivas existentes na ilha, fruto de um investimento do Governo, das autarquias e dos clubes e associações que se traduz num parque desportivo de ilha que, desse modo, se justifica plenamente.

No que a instalações desportivas se refere, a Terceira evoluiu muito na última década e meia, passando de um total de 117 para 221.

Destas, destacam-se claramente os Pavilhões Desportivos, que eram apenas seis e agora são 26, e os relvados sintéticos, que não existiam em 1996 e são atualmente 16, sendo 12 para futebol de 11 e mais quatro especificamente para o futebol de sete.

Particularmente no concelho de Angra, com este novo pavilhão em Santa Bárbara, cuja construção iniciamos hoje, privilegiamos a zona oeste da ilha, corrigindo os fatores de assimetria na distribuição da implantação deste tipo de instalações e facilitando assim a acessibilidade de proximidade às populações.

Com a entrada em funcionamento, no início de setembro, do novo Pavilhão Desportivo da Escola da Ribeirinha e com a futura construção do Pavilhão Desportivo do Posto Santo, que, por iniciativa da Câmara, irá também muito brevemente ter a sua concretização, ficaremos dotados de uma rede de instalações desportivas cobertas que a todos deve orgulhar.

O investimento efetuado pelo Governo em infraestruturas desportivas na ilha Terceira desde 2009 foi de quase três milhões de euros, dos quais um milhão foi concedido em apoio direto para obras de iniciativas de clubes e associações.

Agora investimos mais 700 mil euros na construção deste pavilhão.

Todas estas estruturas são sempre pensadas e construídas de forma a servirem várias faixas populacionais e várias expressões de prática desportiva, numa sociedade que queremos cada vez mais inclusiva.

Convictos do caminho que traçámos e também inspirados pelo reconhecimento internacional que obtivemos com a realização, aqui em Angra, há bem pouco mais de um ano, do Campeonato do Mundo de atletismo adaptado para atletas portadores de Síndrome de Down, dotámos este novo pavilhão desportivo também das infraestruturas de apoio e de prática que permitem a atividade adaptada por todos e para todos.

Investindo no desporto, dentro das nossas possibilidades e de acordo com as circunstâncias de cada momento, estaremos também investir no futuro das crianças e jovens dos Açores, que o mesmo é dizer que estaremos a investir no futuro da Região.

A atual conjuntura nacional e internacional obriga a uma definição clara das prioridades de investimento, mas o Governo Regional – sem abdicar das medidas, sem paralelo a nível nacional, de proteção social que vem implementando – não pode declinar o seu dever de apoiar, no limite das suas possibilidades, a atividade desportiva.

Nós acreditamos no desporto como fator de desenvolvimento social, acreditamos que o acesso à prática desportiva é inerente a uma boa qualidade de vida e acreditamos também que os inúmeros títulos nacionais alcançados nos últimos anos – bem como a elevada taxa de atividade desportiva na região – provam que o investimento no desporto é um bom investimento”.


GaCS

Sem comentários: