sábado, 17 de agosto de 2013

Luís Cabral destaca importância do Centro de Formação da Proteção Civil

O Secretário Regional da Saúde destacou hoje “a qualidade e o interesse prático" do Centro de Formação do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, por onde já passaram, só no decorrer deste ano, 175 formandos.
Luís Cabral, que assistiu aos exercícios práticos do Curso Complementar de Formação de Incêndios, considerou que "o centro tem sido relevante para preparar os bombeiros das várias ilhas para as situações de socorro a que são chamados e para treino de técnicas de combate a incêndio em situações mais exigentes”.
Nos Açores, a ação dos bombeiros está mais voltada para o apoio à saúde, para o transporte de doentes e para o socorro em situações de acidente e catástrofe, mas têm que estar preparados para todas as situações e “é com treino que podem adquirir essa experiência”.
O centro de formação “tem excelentes condições e pode proporcionar esse treino, dado que a maioria das corporações não dispõe de estruturas para simulação de fogos reais”, afirmou Luís Cabral.
O Secretário Regional salientou ainda que estas ações permitem ainda “normalizar procedimentos, de forma a potenciar os equipamentos de combate a incêndios existentes nos corpos de bombeiros dos Açores”.
A formação tem sido uma preocupação permanente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores nas diferentes áreas de atuação, de modo a que os seus elementos “possam dar a resposta adequada às situações a que são chamados”, frisou Luís Cabral.
“O trabalho dos bombeiros é hoje reconhecido pelas populações, seja na ação no dia-a-dia seja em situações de emergência”, afirmou.
A sua preparação foi também já reconhecida em concursos a nível nacional, como aconteceu em 2012 quando os bombeiros da Ribeira Grande se sagraram campeões nacionais nas categorias de Cadetes e Seniores A, em provas que incluíram agilidade, destreza, velocidade e espírito de equipa.
O Centro de Formação do SRPCBA tem desempenhado uma ação diversificada, tendo já ministrado cursos de formadores, cursos para bombeiros de corporações do continente e até ações dirigidas a outras profissionais, como, por exemplo, psicólogos, para o caso de serem chamados a dar apoio profissional aos familiares em situações de acidente ou catástrofe.
Neste centro foi também dado um curso de formação a elementos da Marinha Portuguesa na área de fogo urbano.
Luís Cabral sublinhou “o interesse que representa a deslocação destas pessoas à ilha Terceira, contribuindo também para atividade económica ligada, por exemplo, à área da restauração”.
Anexos:
2013.08.17-SRS-Bombeiros.mp3
GaCS

Sem comentários: