sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Emigrantes têm que regularizar a sua situação para evitar deportação, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, afirmou hoje, em Darmouth, no estado norte-americano do Massachusetts, que a “melhor solução” para os cidadãos açorianos que vivem nos EUA evitarem a deportação é regularizarem a sua situação legal neste país.

“Sabemos que a história da emigração açoriana para as diversas partes do mundo é uma história, na esmagadora maioria dos casos, de sucesso, de triunfo, de vitória da força e da determinação dessas famílias açorianas. Mas também sabemos que existem casos, nomeadamente os dos cidadãos que são colocados numa situação de deportação, em que o destino, a sorte, terá sido madrasta para a sua vida e para as suas famílias”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Executivo falava na cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação entre o Governo dos Açores e o Gabinete do Xerife de Bristol, Thomas Hodgson, que visa criar condições para permitir um melhor acolhimento e integração social dos deportados que chegam ao arquipélago.

Para Vasco Cordeiro, tem que existir uma “consciência muito clara” de que a regularização da situação dos açorianos que vivem nos EUA é a melhor forma de lidar com o problema da deportação, permitindo dessa forma evitar o drama de muitas famílias, mas frisou que compete ao Governo dos Açores apoiar os que chegam à Região nestas condições.

“Consideramos que é obrigação do Governo dos Açores assumir cabalmente no sentido de, não apenas salientar, louvar, enaltecer as histórias de sucesso da emigração açoriana, mas dizer também que, nas histórias em que a sorte terá sido madrasta, esses açorianos podem contar com o Governo dos Açores para, dentro das suas possibilidades, ajudá-los a ultrapassar essa fase”, frisou, assegurando que o Executivo tem como objetivo “defender, proteger, promover os interesses dos açorianos, estejam eles onde estiverem”.

O Presidente do Governo reafirmou, no entanto, a “necessidade imperiosa e absoluta de fazer uma pedagogia da importância, da utilidade, destes cidadãos, que têm a sua vida feita nos EUA, procederem à regularização da sua situação”, recordando o papel que os açorianos assumem no desenvolvimento deste país através do “trabalho árduo e do empenho de muitas e muitas famílias”.

No final da cerimónia, Vasco Cordeiro, acompanhado pelo xerife Thomas Hodgson, visitou o Centro de Detenção, onde contactou com três cidadãos açorianos que aguardam a sua deportação para os Açores.

O Presidente do Governo falou com cada um deles para conhecer o que está na origem desta situação de deportação, tendo garantido o apoio que for possível por parte das autoridades regionais, nomeadamente no que se refere à sua integração social e profissional nos Açores.

Anexos:
2013.08.23-PGR-Reunião SheriffBristol.mp3

GaCS

Sem comentários: