quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Governo Regional reforça apoio financeiro à Universidade dos Açores

O Governo Regional decidiu hoje reforçar em 371 mil euros o apoio financeiro à Universidade dos Açores previsto para o ano de 2013, com o objetivo de anular o impacto na universidade açoriana da cativação de verbas decretada pelo Governo da República.

Na sequência de um encontro entre o Reitor da Universidade, Jorge Medeiros, e o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, no qual o Executivo Açoriano foi informado das drásticas consequências que resultarão para a Universidade de mais este corte de receitas decidido pelo Governo da República, o Presidente do Governo decidiu avançar com a atribuição deste apoio extraordinário em 2013.

“Estamos a falar de uma situação excecional em que a Universidade se viu confrontada repentinamente, por decisão do Governo da República, com um corte substancial de receitas essenciais para o seu funcionamento e que ela previa receber", afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Executivo frisou que "a intervenção que o Governo dos Açores agora faz, ou seja, a atribuição deste apoio extraordinário de 371 mil euros, os quais, recorde-se, acrescem ao apoio já previsto no Plano da Região de 350 mil euros, significa que a Universidade não vê as suas receitas afetadas pela decisão de corte e mantém os montantes que previa receber no momento em que o seu orçamento foi aprovado, recebendo da Região um total de 721 mil euros”.

“A importância que a Universidade tem para a nossa Região, quer pela sua função, quer pelo potencial que apresenta, quer ainda pela sua presença em três ilhas dos Açores justifica este esforço dos Açores no sentido de evitar que a sua Universidade seja penalizada de forma repentina por esta decisão”, salientou Vasco Cordeiro.

“O Governo da República está a pôr em perigo a Universidade dos Açores. Quando uma decisão destas chega mesmo a colocar em risco o funcionamento da Universidade dos Açores, por ser mais cortes em cima de cortes e ser feito de forma repentina, é caso para dizer que está a falhar no cumprimento das suas obrigações, como é claro nesta situação do Ensino Superior nos Açores", frisou.

Vasco Cordeiro referiu ainda que "por ser extraordinário, este apoio do Governo dos Açores também não significa isentar a Universidade dos Açores de continuar e, em alguns casos, reforçar o esforço no sentido de se adaptar às exigências dos tempos que vivemos e de garantir a sua sustentabilidade futura”.




GaCS

Sem comentários: