quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Projeto de triagem telefónica nos Açores elogiado em encontro de especialistas

A Região Autónoma dos Açores foi hoje elogiada no Congresso do Grupo Português de Triagem de Manchester, que decorreu em Lisboa, pelo projeto inovador de triagem telefónica que está a ser implementado na região.

O Secretário Regional da Saúde, que fez a apresentação do projeto, ouviu elogios dos participantes, tendo o Grupo Português de Triagem manifestado interesse em acompanhar o processo, que considerou de grande interesse prático.

O sistema de triagem telefónico que está a ser implementado nos Açores destina-se a determinar o grau de urgência das situações e enviar os meios adequados para dar resposta a cada caso.

Luís Cabral salientou que este sistema permitirá a existência de uma triagem única na área da saúde nos Açores e definir o tempo limite para a chegada de assistência, assegurando “uma maior eficácia nas situações de emergência pré-hospitalar”.

O sistema, segundo o Secretário Regional da Saúde, permitirá também “divergir dos serviços de urgência os doentes sem gravidade absoluta, encaminhando-os, conforme cada caso, para uma consulta urgente, prioritária ou de rotina”.

Este novo sistema permitirá ainda o apoio ou aconselhamento telefónico.

O Congresso do Grupo Português de Triagem de Manchester, que contou com cerca de 250 participantes, destinou-se a avaliar os resultados da aplicação da Triagem de Manchester nas urgências das unidades de saúde do país, tendo-se constatado que os hospitais dos Açores estão dentro dos objetivos de eficiência e eficácia definidos.

Segundo Luís Cabral, as auditorias feitas nos hospitais da Região apresentam percentagens de eficácia superiores a 97%, ou seja, encontram-se dentro dos parâmetros definidos.

A Triagem de Manchester é um método de ampla utilização mundial e destina-se a assegurar que os doentes que chegam às urgências hospitalares sejam vistos por ordem de necessidade clínica e não por ordem de chegada.

O processo foi implementado no Hospital de Ponta Delgada em 1 de setembro de 2004, no hospital de Angra a 18 de outubro de 2008 e arrancará a 1 de novembro no Hospital da Horta, estando já a decorrer a formação dos profissionais que vão desempenhar essas funções.



GaCS

Sem comentários: