segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Nova Creche dos Flamengos vai duplicar capacidade de resposta à infância no Faial, afirma Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje, na Horta, que a entrada em funcionamento da nova Creche dos Flamengos, prevista para setembro, vai permitir duplicar a capacidade de resposta ao nível da infância na ilha do Faial.

Andreia Cardoso, que falava aos jornalistas no final de uma visita a este novo equipamento do Centro Comunitário do Divino Espírito Santo, comparticipado pelo Governo Regional em mais de 1,4 milhões de euros, sublinhou tratar-se de uma “intervenção substancial” para a ilha do Faial, beneficiando mais 80 crianças.

“Ao nível da creche, a resposta fica agora integralmente garantida no Faial”, sublinhou a Secretária Regional, adiantando que o concelho da Horta dispõe de uma taxa de cobertura de 44%, bem acima dos 33% da taxa de cobertura mínima desejável recomendada pela OCDE.

Com a abertura da Creche dos Flamengos em setembro, a ilha do Faial passa a disponibilizar 13 equipamentos para a área da infância e juventude, com capacidade de resposta direta a mais de 630 crianças e jovens.

Ainda nesta legislatura, o Governo dos Açores, no âmbito da sua política de requalificação dos equipamentos sociais, que visa dotá-los de melhores condições de acolhimento para os seus utilizadores, ao mesmo tempo que se contribui para a redução de custos de exploração e se potencia a sua sustentabilidade, projeta investir no Faial cerca de 1,6 milhões de euros na remodelação do edifício do Lar das Criancinhas da Horta.

No imóvel em causa, um edifício classificado situado numa zona nobre da cidade, está sediado o Colégio O Castelinho, do Lar das Criancinhas da Horta, uma instituição particular que enquadra cerca de 170 crianças em Creche, Jardim de Infância  e ATL.

Para a Secretaria Regional da Solidariedade Social, estes dois investimentos na ilha do Faial evidenciam o apoio às famílias, na conciliação da sua vida profissional e pessoal, e a prioridade que o Governo dos Açores confere às medidas de promoção da infância e juventude, para além de contribuir para a fixação de famílias jovens nas freguesias rurais, invertendo assim a tendência de desertificação.


Anexos:
2014.08.04-SRSS-VisitaCrecheFlamengos.mp3

GaCS

Sem comentários: