terça-feira, 5 de agosto de 2014

O SRPCBA convida à inscrição no curso Mass Training em Suporte Básico de vida, em São Miguel, a decorrer no Pavilhão do Mar, Ponta Delgada, a 13 e 14 de Setembro

O SRPCBA convida à inscrição no curso Mass Training em Suporte Básico de Vida – ilha de São Miguel”, a decorrer no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada, a 13 e 14 de Setembro.

As inscrições são gratuitas, devendo ser enviadas para o mail srpcba.dpfs@azores.gov.pt, com nome, idade e profissão. O prazo de inscrição termina a 05 de Setembro.

O “Mass Trainning em Suporte Básico de Vida - SBV” tem como principal objetivo ensinar como atuar numa paragem cardio-respiratória, sendo este tipo de treino recomendado a todos os cidadãos e não só aos profissionais de saúde.

Neste curso, com elevada componente prática, os formandos têm a oportunidade de adquirir competências que possibilitarão uma correta atuação perante uma vítima de paragem cárdio-respiratória, sabendo qual a informação adequada a ser transmitida ao ligar para o 112 e iniciar as manobras de SBV – Suporte Básico de Vida até chegar a ajuda diferenciada.


O MassTrainning em Suporte Básico de Vida conta com a presença de cerca de 120 formandos em simultâneo, coordenados por 13 formadores de emergência pré-hospitalar do SRPCBA. Os formandos são distribuídos pelos diversos formadores, sendo utilizado, durante o processo de aprendizagem, um sistema multimédia complexo, para que todos tenham a oportunidade de previamente visualizarem as manobras a executar, seguidas das práticas.


Durante o treino são abordados conteúdos relacionados com o Algoritmo Básico de Vida, Compressões e Insuflações, Posição Lateral de Segurança – PLS e Desobstrução da Via Aérea.
A todos os participantes é enviado o manual de Suporte Básico de Vida, sendo entregue no dia uma pasta com o horário do treino dividido pelos conteúdos a abordar; uma máscara de SBV, bem como o respetivo certificado de participação. 


Esta iniciativa do SRPCBA integra-se nas demais ações de formação que a Divisão de Prevenção, Formação e Sensibilização - DPFS tem vindo a desenvolver com a intenção de treinar e formar os cidadãos que ocupam os mais diversos papéis na nossa sociedade, dada a importância de conhecer a existência de procedimentos de emergência que têm quer ser treinados e automatizados.


SRPCBA - Açores

Sem comentários: