terça-feira, 5 de agosto de 2014

XXII GRANDE FESTIVAL DE FOLCLORE DA RELVA - MOSTRA FOLCLÓRICA DO ATLÂNTICO CERCA DE TRÊS MIL ESPECTADORES



Realizou-se no passado dia 2 de Agosto, Sábado das Festas da Senhora das Neves, na freguesia da Relva, a vigéssima segunda edição do Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlãntico, que se traduziu como é hábito, num grande sucesso, sem dúvida um evento de alto nível.

Mais uma vez o folclore, identidade dos povos esteve em máxima evidência, elevando as nossas raízes ao patamar que é seu, num abraço de culturas de São Miguel, Espanha e Brasil, fez deslocar ao Jardim 5 de Agosto vários milhares e pessoas.

Com o tema das vindimas, o cenário era composto por esta vivência tradicional em várias culturas desde a Europa à América entre outras paragens, neste caso de acordo com a tradição micaelense.

Assim pelas 19:30 horas, houve a cerimónia de entrega de lembranças de festival; às 20:00 horas, Concentram-se no Centro Cívico e Cultural  todos os grupos participantes e às 20:30 horas, deu-se o desfile Folclórico e Etnográfico pela Rua da Guiné (Lado Norte) e Rua de Cima; seguindo-se às 21:00 horas, a abertura Ofícial do XXII Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico no Jardim 5 de Agosto, o momento mais esperado aconteceu perto das 21:15 horas com o início do festival.

Assim estiveram em palco o Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento; Grupo Folclórico Nossa Senhora da Graça, Porto Formoso; Grupo Folclórico de São Miguel, Ponta Delgada; Grupo Coros e Danzas “Rosas del Azafrán”, Região de Toledo, Espanha; Rancho Folclórico Jovem Pauense, Água de Pau; Grupo Folclórico da Fajã de Baixo; Grupo Folclórico Quero Quero, Rio Grande do Sul, Brasil e o anfitrião Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.


Por volta das 24:00 horas, houve um convívio beberete no Salão Cultural e Recreativo de Nossa Senhora das Neves, onde estiveram presentes os grupos participantes e demais entidades convidadas, a Câmara Municipal de Ponta Delgada pelo seu presidente Dr. José Manuel Bolieiro e a Vereadora Eng.ª Luísa Magalhães; A Assembleia de Freguesia da Relva o seu presidente Senhor José Costa Melo; o Pároco da Relva o Dr. José Medeiros Constância; a Casa do Povo da Relva na pessoa do Presidente da Assembleia Geral Senhor António Luís Martins Jesus; A Filarmónica Nossa Senhora das Neves o Senhor Hélio Soares; a Escola de Violas da Relva pelo seu responsável Senhor Humberto Soares o Grupo de Escoteiros da Relva representado pelo Senhor Orlando Medeiros.a e a Federação do Folclore Português por D. Lucinda Sousa.

 “Devemos apostar em fazer sempre melhor, porquanto o Festival de Folclore é já um orgulho da Relva, um cartaz turístico das Festas de Nossa Senhora das Neves e da própria freguesia, quando apresenta em cada ano, tão digno espectáculo da cultura tradicional”

O Grande Festival de Folclore da Relva, é considerado o maior do género realizado na ilha de São Miguel, um dos maiores dos Açores, já conceituado a nível nacional e internacional, o maior cartaz turístico da freguesia e das Festas de Nossa Senhora das Neves, para o qual muito se empenham a sua organização (Junta de Freguesia da Relva e Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva), que já pensam na vigéssima terceira edição.




A Organização.

  
                   Junta de Freguesia                             Grupo Folclórico de Cantares
                          da Relva                                              e Balhados da Relva                                                                                                          

                           Pedro Melo                                                João de Medeiros

Sem comentários: