sexta-feira, 10 de abril de 2015

Avelino Meneses aponta a competição no desporto como "paradigma da excelência" e "escola de vida"

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que a competição no desporto é o "paradigma da excelência”, mas também “uma escola de vida”.

“O desporto de competição confere aos praticantes uma disciplina acrescida, que anula os inconvenientes de um extremo envolvimento e de uma extrema ocupação”, afirmou Avelino Meneses, na apresentação da XIV Gala do Desporto Açoriano.

“Os atletas de eleição, fruto da interiorização do sentido do rigor e do dever de exigência, são geralmente portadores de uma capacidade de organização que fica muito acima da média dos jovens da mesma idade”, frisou o Secretário Regional.

Tudo isto traduz-se, segundo Avelino Meneses, “numa acrescida possibilidade de organização do tempo e no aperfeiçoamento dos métodos de estudo, que asseguram um rendimento escolar positivo, apesar de uma menor disponibilidade”.

Para Avelino Meneses, é preciso, em relação aos atletas, “estimular-lhes hoje o esforço, a dedicação e o orgulho e garantir-lhes amanhã uma posição de dignidade pessoal e profissional”, de modo a “evitar a revelação de vidas contraditórias, nas quais à fama efémera sucede a frustração permanente com repercussões físicas e psicológicas negativas e mesmo perigosas”.

“A profilaxia para um tamanho perigo, para um tamanho mal, reside necessariamente na escola, que não constitui um embaraço à prestação desportiva, constitui sim o alicerce da construção de uma carreira profissional compensadora e assegura o prolongamento da felicidade pessoal, após os anos mais efémeros da glória desportiva vividos no entusiasmo dos estádios”, defendeu Avelino Meneses.

O Secretário Regional, citando a máxima de Pierre Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos modernos, segundo a qual o mais importante não é vencer, mas sim participar, salientou que o desporto nos Açores “é uma atividade de todos para todos, que faculta o vigor físico e, sobretudo, mais saúde e mais entretenimento”.

A XIV Gala do Desporto Açoriano vai distinguir cerca de uma centena de entidades e agentes desportivos que, na época 2013/2014 e ao longo do último ano, mais contribuíram para o desporto açoriano.

Tal como tem acontecido em edições anteriores, a Gala será realizada este ano de forma descentralizada.

Anexos:
2015.04.10-SREC-XIVGalaDesportoAçoriano.mp3

GaCS

Sem comentários: