sexta-feira, 10 de abril de 2015

Fábrica de Conservas Santa Catarina conquista mais cinco prémios

A empresa Santa Catarina Indústria Conserveira, S.A, sediada na Calheta, em São Jorge, conquistou cinco prémios no 4.º Concurso Nacional de Conservas de Pescado, realizado em Santarém.

A conserveira açoriana ganhou, pelo quarto ano consecutivo, o Prémio 'Melhor dos Melhores', o mais relevante deste concurso, com o 'Filete de Atum com Pimenta dos Açores', que também conquistou uma Medalha de Ouro.

Para além destes prémios, atribuídos após avaliação de um júri em prova cega de produtos de várias conserveiras portuguesas e de acordo com as regras do concurso para conservas sempre produzidas em Portugal, a Santa Catarina conquistou também duas medalhas de ouro com o 'Filete de Atum em Azeite Biológico', 250 gramas em frasco de vidro, e com o 'Paté de Atum com Orégãos'.

A conserveira jorgense conquistou ainda uma medalha de prata com o 'Filete de Atum com Caril'.

Estes concursos, realizados em prova cega, têm como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo e promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.

Este ano, e pela primeira vez, houve também uma prova de avaliação destinada à qualidade e estética do design das embalagens, na qual a Santa Catarina obteve uma menção honrosa para as embalagens das Especialidades Gourmet pela forma de apresentação muito cuidada e criteriosa escolha do padrão gráfico e cores das cintas.

O prémio principal do concurso conquistado pela Santa Catarina confere-lhe o direito a um 'stand' grátis na Feira Nacional de Agricultura, no Salão Prazer de Provar, que vai ter lugar em Santarém, de 6 a 14 de junho.

A empresa Santa Catarina Indústria Conserveira, S.A. foi identificada, em abril de 2013, como uma "marca que cria valor acrescentado para o país", no âmbito do projeto Portugal Inspira, uma iniciativa de empreendedorismo que pretende promover marcas e produtos portugueses.

Este projeto, que criou uma plataforma de identificação de produtos e serviços nacionais que criam valor acrescentado para o país, pretende levar ao conhecimento dos portugueses produtos e serviços de elevada qualidade que muitas vezes não são identificados como nacionais e, com isso, provocar um consumo consciente que se reflita no desenvolvimento da economia.

A Santa Catarina, incluída nessa plataforma, é uma indústria de produção de conservas de atum que labora na vila da Calheta, em São Jorge, sendo o maior empregador da ilha, com cerca de 130 trabalhadores, dos quais cerca de uma centena  são mulheres.

Sem comentários: