sexta-feira, 10 de abril de 2015

Governo altera PRORURAL+ para que os agricultores açorianos tenham acesso a fundo de garantia do BEI

O Governo dos Açores decidiu incorporar o novo instrumento financeiro anunciado por Bruxelas no Programa de Desenvolvimento Rural da Região (PRORURAL+) para permitir que os produtores açorianos também tenham acesso a financiamentos com taxas de juro mais baixas através do fundo de garantia criado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI).

A decisão foi tomada na sequência do encontro que o Secretário Regional da Agricultura e Ambiente teve esta semana, em Lisboa, com o Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, durante o qual Luís Neto Viveiros colocou questões sobre a criação deste novo instrumento financeiro.

Com esta medida, o Executivo torna possível o acesso dos agricultores dos Açores ao crédito a taxas de juro que deverão ser de 1,6%, em média.

Além desta determinação, o Governo dos Açores, conforme foi recentemente anunciado nas Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, vai facultar uma outra linha de crédito com recurso a fundos regionais destinada a reforçar a competitividade das explorações agrícolas açorianas, através da bonificação dos juros.

Os empresários agrícolas vão, assim, na Região, poder contar com dois instrumentos destinados a fomentar uma política sustentável de investimentos no setor agrícola e a reforçar a capacidade financeira das explorações para fazer face aos investimentos programados e fortalecer seu fundo de maneio.  



GaCS

Sem comentários: