quinta-feira, 16 de abril de 2015

Luís Cabral afirma que Rede de Tratamento de Feridas é “bom exemplo da qualidade que os enfermeiros imprimem no sistema de saúde”

O Secretário Regional da Saúde elogiou hoje, no Pico, o projeto da Rede de Tratamento de Feridas, considerando que é “um bom exemplo da qualidade que os enfermeiros imprimem no sistema de saúde”.

Luís Cabral, que falava à margem de uma visita ao Centro de Saúde da Madalena, onde acompanhou uma formação desta Rede, salientou a “mais-valia que constitui para os doentes dos Açores a adesão dos enfermeiros a este modelo de partilha de informação”.

Os enfermeiros, através de formações em contexto de consulta, são acompanhados por colegas com experiência no tratamento de feridas crónicas, melhorando, desta forma, a sua capacidade diagnóstica e de escolha das soluções de pensos para cada ferida.

“O bom exemplo das ilhas onde se observa uma prevalência de úlceras nas pernas muito baixa pode, assim, ser partilhado com as equipas que tratam esta patologia nas ilhas com maior incidência, com o objetivo de reduzir as feridas crónicas também nesses utentes”, salientou o Secretário Regional.

Luís Cabral destacou os ganhos que estas “boas práticas de enfermagem trazem”, tanto para os utentes como para o Serviço Regional de Saúde, pois “os tratamentos duram menos tempo e consomem menos recursos”.

“Proporcionamos, assim, um serviço com mais qualidade e garantimos o bem-estar dos nossos utentes”, frisou Luís Cabral.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: