segunda-feira, 13 de abril de 2015

Museu Carlos Machado apresenta programa para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, vai comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um programa de atividades que se realiza a 17 e 18 de abril.

As iniciativas vão explorar a temática proposta pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) para as comemorações deste ano – “Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar e Partilhar” – tendo como objetivo alertar para a necessidade da conservação, proteção, preservação, usufruto e valorização do património cultural.

O programa começa sexta-feira, 17 de abril, com a realização da iniciativa "Segredos do Núcleo de Arte Sacra", que decorrerá das 10h00 às 12h30 neste núcleo do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, destacando as suas funções e especificidades enquanto espaço arquitetónico e museológico.

No mesmo dia, das 10h30 às 12h30, no Núcleo de Santa Bárbara, decorrerá uma visita orientada à exposição “Natureza em Diálogo”, vocacionada para a valorização da natureza através da sua representação nas coleções do acervo museológico.

Esta mostra reúne espécimes de avifauna e flora da coleção de História Natural, peças de etnografia regional e obras de arte, tendo em vista sensibilizar o público para a vulnerabilidade da biodiversidade e do património cultural açoriano, face à globalização do século XXI.

No sábado, 18 de abril, no Núcleo de Santa Bárbara, a partir das 14h00, decorrerá uma visita orientada à exposição de longa duração “Canto da Maya”, seguindo-se a atividade “Canto da Maya em Relevo”, que permitirá explorar a vida e obra do escultor micaelense, num ambiente familiar.

Ainda neste dia, a partir das 16h00, na Igreja de Santa Bárbara, o Museu Carlos Machado, em parceria com a Associação Amigos dos Açores, promove a realização de uma conferência intitulada “Monumentos Naturais dos Açores – História e Importância para a Conservação da Natureza”, da autoria de Diogo Caetano e Paulo Garcia.

Nestes dois dias a entrada no Museu Carlos Machado é gratuita, bem como a participação nas atividades previstas, que é sujeita a marcação prévia através do telefone 296 202930.

A conferência que se realiza no sábado tem entrada livre e não obriga a marcação prévia.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: