sexta-feira, 17 de abril de 2015

Notificação dos EUA sobre redução de pessoal nas Lajes é “violação grosseira” do espírito da última Bilateral, afirma Presidente do Governo

O Presidente do Governo considerou hoje que a notificação feita pelos Estados Unidos ao Comando da Zona Aérea dos Açores e à Comissão Representativa dos Trabalhadores relativa ao processo de redução da força laboral portuguesa na Base das Lajes representa uma “violação grosseira” do espírito da última reunião da Comissão Bilateral Permanente, que decorreu, em Lisboa, a 11 de fevereiro.

“O facto de, ao que tudo indica, a Força Aérea dos EUA ter decidido avançar com a implementação do que já havia anunciado para a Base das Lajes constitui uma violação grosseira daquele que foi o espírito da reunião da última Comissão Bilateral Permanente”, afirmou Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas, em Ponta Delgada.

Vasco Cordeiro recordou que nessa reunião ficou acordada a realização, em Washington, de outro encontro da Comissão Bilateral Permanente específico sobre o processo de redução do contingente militar e civil na base da ilha Terceira.

“Só se entende que essa reunião tenha alguma validade se não for apenas para constatar aquilo que parece ser uma tentativa da parte dos Estados Unidos de consumarem, contra a vontade de Portugal, o processo da forma como o têm vindo a fazer”, frisou.

O Presidente do Governo, em resposta às questões dos jornalistas, adiantou ainda que acompanha e faz sua a manifestação de desagrado que o Ministério dos Negócios Estrangeiros comunicou ao Embaixador dos EUA em Lisboa.

“Interessa ter em atenção que estes processos não podem ficar apenas pela conversa e têm de ter consequências”, frisou o Presidente do Governo, para quem a notificação feita recentemente pela Força Aérea norte-americana confirma o conjunto de alertas que, por várias vezes, lançou quanto à forma como este processo está a decorrer, “injusta e injustificadamente atentatória da dignidade da relação entre os dois países”.


Anexos:
2015.04.17-PGR-NotificaçãoLajes.mp3
GaCS

Sem comentários: