segunda-feira, 18 de maio de 2015

Açores recebem reunião plenária da primavera de 2015 da Assembleia das Regiões da Europa

A Reunião Plenária da Primavera de 2015 - Youth Regional Network (YRN) da Assembleia das Regiões da Europa (ARE) vai realizar-se em Ponta Delgada, na Universidade dos Açores, entre 21 e 24 de maio.

O encontro, que resulta do convite do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, à YRN, vai reunir cerca de seis dezenas de participantes, entre os 15 e os 30 anos, oriundos de 25 países e de mais de 50 regiões da Europa, incluindo jovens da Região Autónoma dos Açores.

A YRN, criada pela Assembleia das Regiões da Europa em novembro de 2008, é uma plataforma de parlamentos de jovens, de âmbito regional, conselhos e organizações de juventude da Europa alargada.

Esta iniciativa vai ao encontro das orientações de médio prazo 2013-2016, na área da Juventude, que preveem a implementação de políticas de juventude que fomentem a internacionalização de experiências com vista a maximizar a visão e a dimensão europeia e internacional dos jovens açorianos.

Esta plataforma tem como objetivos a criação de redes, influenciar a política de juventude, envolvendo os jovens no processo de tomada de decisão a nível regional e a nível europeu, o intercâmbio de boas práticas e de experiências, através de projetos europeus e da aplicação do princípio da subsidiariedade, bem como promover a governação sustentável.

Para além das sessões plenárias, a Reunião Plenária da Primavera de 2015 inclui a realização de workshops subordinados a várias temáticas, nomeadamente 'vida profissional e empreendedorismo jovem', 'cultura e educação', 'saúde e assuntos sociais' e 'formação e ligação em rede'.

A Youth Regional Network promove reuniões plenárias duas vezes por ano, na primavera e no outono, numa região-membro da Assembleia das Regiões da Europa.

Desde 2008, já foram realizadas 12 sessões, em países como a França, a Suécia, a Polónia, a Bélgica, a Áustria e a Turquia.

Os Açores participaram nas duas reuniões que se realizaram em 2009, na Polónia e em França.



GaCS

Sem comentários: