sábado, 23 de maio de 2015

Hernâni Jorge anuncia parceria com a GeoPT - Portugal Geocaching and Adventure

O Diretor Regional do Ambiente anunciou hoje, na Madalena, que os Parques Naturais dos Açores se associaram a uma rede de 'travelbugs' por 'geocaching', atividade de lazer e desporto na natureza que “pode e deve ser articulada com a utilização sustentável das áreas protegidas, assegurando que os praticantes cumpram adequadamente a legislação e os códigos de conduta nessas áreas”.

“O crescente desenvolvimento desta modalidade exige da Direção Regional do Ambiente e dos Parques Naturais que estejam na linha da frente, garantindo a adequação das práticas, mas também utilizando o 'geocaching' como instrumento de sensibilização e promoção ambiental”, afirmou Hernâni Jorge, na sessão de abertura do colóquio 'Cavidades Vulcânicas dos Açores'.

Esta iniciativa, inserida no programa do 10.º aniversário da abertura ao público da Gruta das Torres, permite que, através das 'travelbugs' que vão ser colocadas a circular, se divulguem os Parques Naturais dos Açores, "levando consigo a imagem 'Ambiente Açores', que irá percorrer todas as ilhas, promovendo as Áreas Protegidas dos Açores e a Rede de Centros Ambientais a elas associada”.

Hernâni Jorge salientou ainda a “relevância desta quinzena em termos ambientais”, destacando a Semana Europeia dos Geoparques, a que a Região se associa, numa parceria da Direção Regional do Ambiente com o Geoparque Açores, e a Semana Europeia do Desenvolvimento Sustentável.

“Hoje, já poucos duvidam que o património natural constitui um fator importante de afirmação da nossa identidade no contexto da diversidade europeia e mundial, sobretudo quando integrado com o património histórico e cultural associado”, afirmou o Diretor Regional.

Hernâni Jorge frisou que domingo se assinala o Dia Europeu dos Parques Naturais, acrescentando que os nove Parques Naturais dos Açores, desde sexta-feira e ao longo da próxima semana, dão destaque a esta comemoração, através de exposições, sessões em escolas e visitas a áreas protegidas com o objetivo de "dar conhecer, mais de perto, o património natural do arquipélago, a sua singularidade e valor, mas também as suas fragilidades”.

“Evocaremos o Dia Mundial do Ambiente, a 5 de junho, na ilha do Pico, com a cerimónia nacional de entrega do Prémio Chave Verde, que se realizará na vila das Lajes do Pico”, anunciou também o Diretor Regional.



GaCS

Sem comentários: