sexta-feira, 29 de maio de 2015

Museu de Angra do Heroísmo novamente distinguido com um dos Prémios Nacionais APOM-2015

O Museu de Angra do Heroísmo foi hoje distinguido, à semelhança de anos anteriores, com um dos Prémio Nacionais APOM – 2015, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia, desta vez na categoria “Melhor Sítio da Internet”.

A cerimónia de entrega dos galardões, que decorreu na Sala do Senado da Assembleia da República e que contou com a presença do Diretor Regional da Cultura, Nuno Lopes, inseriu-se nas comemorações do 50.º aniversário da Associação Portuguesa de Museologia.

Este ano foram apresentadas cerca de duas centenas de candidaturas, abrangendo cerca de 20 categorias, entre as quais “Melhor Museu Português”, “Melhor Exposição”, “Melhor Serviço Educativo”, ”Melhor Trabalho Jornalístico”, “Personalidade do Ano” e “Prémio Incorporação”.

Várias instituições museológicas da Região têm sido galardoadas com estes prémios, nomeadamente o Museu de Angra do Heroísmo, que já foi distinguido nas categorias de ”Serviço Educativo/Extensão Cultural” (2013) e “Trabalho Jornalístico/Media” (2012), a Direção Regional da Cultura, distinguida em 2013 com o prémio “Informação Turística” pelas visitas virtuais aos museus dos Açores, e a Casa Museu Manuel de Arriaga, distinguida com uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”.

A APOM, fundada em 1965, é uma organização portuguesa de profissionais de museus e instituições museológicas ou equiparadas, sendo todo o processo de seleção de candidaturas e análise desenvolvido por colegas e para colegas, com o objetivo de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia em Portugal.

Os Prémios Nacionais APOM são atribuídos desde 1997 e referem-se ao trabalho realizado e desenvolvido no ano anterior àquele em que são atribuídos.



GaCS

Sem comentários: